Eco Parque Empresarial de Estarreja

 Eco Parque Empresarial de Estarreja

Situado no centro/norte de Portugal, na ponta sul da Europa, o Eco Parque Empresarial de Estarreja, inaugurado em 2009 pela Câmara Municipal de Estarreja, oferece excelentes condições para qualquer empresa se afirmar no mercado global. 290 hectares de área total. Infraestruturas de excelência. E uma localização estratégica.

A estruturação desta área de desenvolvimento económico tem como base um planeamento urbanístico e ambiental programado e articulado, de forma a criar uma zona empresarial devidamente infra – estruturada, como condição de receção básica à atração de novos investimentos, contribuindo para a diversificação sectorial e reestruturação do sector transformador, inserindo-se no desenvolvimento estratégico de Estarreja.

 Eco Parque Empresarial de Estarreja

A instalação e exercício de atividades empresariais pode ser feita em lotes de diversas dimensões, sendo que essa flexibilidade de espaços aliada às excelentes acessibilidades viárias, ferroviárias e portuárias, complementada com uma cultura empresarial e capacidade de mão-de-obra concelhia e regional, resultantes de décadas de convivência com várias projetos empresariais que fazem de Estarreja e do seu Eco Parque uma referência para a instalação de atividades económicas industriais e logísticas.

O Eco Parque tem como principal objetivo orientar a localização e instalação das diferentes atividades económicas (Industriais, Comerciais, Armazenagem e Serviços) que procurem uma área estruturada e licenciada para esse efeito, com fáceis acessibilidades e numa envolvente empresarial dinâmica, na região Centro/Norte do País.

 

 

 

Regulamento Municipal Venda de Lotes de Terreno do Eco Parque Empresarial

 

PRÉ-CANDIDATURA - Formulário 

+ Acessibilidades

Com fáceis acessibilidades, toda a plataforma empresarial é provida de vias internas de circulação rodoviária (Av. Pacopar e Av. Cidade de Estarreja), com possibilidade de ligação direta à rede nacional de autoestradas A1 e A29, ficando próximo o acesso à A25 (ligação para Espanha e Europa), além da EN109. Enquadra-se na continuação natural da expansão do Pólo Químico, para poente.

. A1 e A29 
. EN109 e A25 (ligação para Espanha e Europa) a 15 kms
. Acesso direto à A1 e A29 - Avenida Pacopar 
. Linha Ferroviária do Norte
. Portos marítimos: Aveiro a 23 kms e Leixões a 55 kms
. Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – Porto, a 60 kms
. Vias internas de circulação rodoviária (com capacidade de circulação para 1.200 camiões/dia)
. Terrenos planos, infraestruturados e sem vizinhança urbana

+ Infraestruturas

O Eco Parque Empresarial de Estarreja oferece várias infraestruturas e equipamentos de apoio ao funcionamento das empresas. Está servido por redes de abastecimento público de água potável, de água para uso industrial, rede de combate a incêndios, rede separativa de recolha de águas pluviais, rede de gás natural, ligações à rede elétrica nacional e ainda uma rede de telecomunicações. Existe ainda uma rede de coleta de águas residuais, com ligação ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, explorado pela empresa SIMRIA.

Redes instaladas de: Água potável; Água bruta para uso industrial; Rede de combate a incêndios; Saneamento: recolha de águas residuais no sistema coletor da SIMRIA; Rede separativa de recolha de águas pluviais

Utilidades: Energia elétrica; Rede de Gás; Rede de Telecomunicações

Com este leque de infraestruturas, os empresários podem responder mais facilmente às exigências legais de licenciamento.

+ Área

Área Área

Números Eco Parque
290 ha Área total
160 ha Área de implementação empresarial
21,5 ha Área Social e de Negócios
63 ha Espaços Verdes
3,35 ha Estacionamento
16,49 ha Arruamentos e passeios

+ Centro de Negócios

 Centro de Negócios

Valências
Auditório
Sala de Exposições
Salas de formação
Receção e serviços administrativos
Espaços comerciais para serviços
Estacionamento dedicado
Balneários e campo de jogos

+ Desafios

. Aumentar a capacidade competitiva da região
. Melhorar a produtividade do tecido empresarial
. Reduzir os custos de infra – estruturação e serviços comuns
. Estimular a fixação dos investidores
. Promover a deslocalização de unidades empresariais, especialmente as provenientes de centros urbanos
. Estimular a criação de emprego capaz de fixar a população jovem

O Eco Parque Empresarial de Estarreja tem Plano de Pormenor Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de Estarreja, (30 de setembro de 1996) registado na Direcção Geral do Planeamento com o nº 023.01.08.00/01-97, 21 de abril de 1997, e publicado em Diário da República de 3 de junho de 1997.

Contactos
GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja
Ciclo Criativo (Antigo Colégio)
Rua Dr. Pereira de Melo, 3860-375 Estarreja
Email gade@cm-estarreja.pt | Telemóvel: 912 218 139