10ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil

Evento Educação

O que vou fazer depois do secundário? Quais as minhas opções? Devo ir para a universidade? As respostas para estas e outras dúvidas vão de encontro aos alunos e podem estar na Feira da Juventude que terá lugar nos dias 3 e 4 de abril, na Escola Secundária de Estarreja.

Palco de vocações e orientação, a Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil de Estarreja está de regresso para ajudar os jovens a encontrar respostas para o seu futuro.

Os estudantes vão ter, mais uma vez, a oportunidade de explorar informação sobre carreiras, oferta formativa, emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo e mercado de trabalho, ajudando-os a tomarem decisões mais informadas. Feira de informação de apoio, o evento promovendo workshops de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Esta é uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Estarreja e da Câmara Municipal, dirigida à população escolar, em especial dos estudantes do 3º ciclo e ensino secundário.

Pelo sexto ano consecutivo, o certame chama a si a Proteção Civil, sensibilizando para a importância do seu papel imprescindível e divulgando-a, de igual forma, como uma possível carreira a seguir. A Mostra de Meios da Proteção Civil decorrerá no espaço exterior da Secundária.

A feira funcionará entre as 10h e as 17h.

3 e 4 de abril, Escola Secundária de Estarreja

Segunda-feira, 3 de abril

9h30 Sessão solene de abertura da Feira

(ao longo do dia)
Sessões/Workshops de apresentação da oferta formativa do Agrupamento

Mostra de Meios da Proteção Civil (Espaço exterior)
Mostra de instituições de ensino superior e de escolas profissionais

(manhã)
Sessões/Workshops do YORN INSPIRING FUTURE (para os alunos do 12º ano):

• Sessão Acesso ao Ensino Superior
    Através de uma linguagem simples e dinâmica, é explicado como funcionam as candidaturas, esclarecendo as dúvidas habituais sobre o processo de acesso ao ensino superior.
  • Sessão Ensino Superior (apresentações de 10minutos das ofertas formativas das instituições de ensino superior)
    Os alunos podem assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse.
  • Sessão Ensino no Estrangeiro
    Informação sobre as opções para estudar no estrangeiro.
  • Workshop A Melhor Decisão é Tua (tomada de decisão)
    São exercitados vários aspetos importantes, com base num modelo de tomada de decisão vocacional, para tomar a melhor decisão possível num mundo que exige flexibilidade e adaptação.
  • Workshop 365 Formas de Te fazeres à Vida! (empreendedorismo e proatividade)
    O esforço, a consciência das capacidades, o pensamento "fora da caixa" e fazer o melhor possível são alavancas para o sucesso.
  • Workshop Como Sobreviver de Salto Alto e Gravata (mercado de trabalho)
    Dicas práticas para começar já a pensar na preparação para o mundo do trabalho.

10h15 (Campo de Jogos) Demonstração de Equipa Cinotécnica da GNR

14h00 (Auditório) Seminário de Proteção Civil ESTARSEGURA 17 “Juntos para a Redução de Catástrofes”

21h30 Observação Astronómica
se as condições meteorológicas não permitirem a sessão será adiada para o dia seguinte)