Gabinete de Psicologia

SERVIÇO DE  PSICOLOGIA

Áreas de Intervenção:

  1. Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico
  2. Gabinete de Avaliação Psicológica de Selecção
  3. Formação
  4. Programas/Projetos
  5. Orientação de Estágios
  6. Outras áreas/atividades

Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico

A criação do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico decorre da decisão do Executivo Municipal em colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas e instituições do concelho, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas ligadas ao comportamento das crianças.

Pretende ser um espaço de atendimento, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento psicológico, destinado às crianças, pais, docentes e não docentes do concelho.

Objectivos:

  • Prestar apoio psicológico às crianças que frequentam as escolas do pré-escolar e 1º ciclo concelho;
  • Contribuir para a promoção do ajustamento psicológico dos pais e crianças, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis.
  • Desenvolver com as famílias, docentes e não docentes acções concertadas que reforcem as estratégias definidas para a criança sinalizada.

Destinatários:

  • Alunos sinalizados pelas escolas do 1º ciclo e do Ensino Básico;
  • Encarregados de educação, pais/familiares das crianças sinalizadas;
  • Docentes e Não Docentes;
  • Crianças e Jovens sinalizados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Gabinete de Avaliação Psicológica de Selecção

O Diploma legal que regulamenta o Recrutamento e Selecção de Pessoas na Administração Pública (Portaria 83-A/2009de 22 de Janeiro) estabeleceu a Avaliação psicológica como um dos quatro métodos de avaliação obrigatórios do Procedimento Concursal dos candidatos, o que implica um acentuado incremento da utilização do mesmo, em processos de Recrutamento e Selecção.

A aplicação deste método de selecção é obrigatoriamente efectuada por entidade especializada pública ou, quando fundamentadamente se torne inviável, privada, conhecedora do contexto específico da Administração Pública.

O resultado da avaliação psicológica tem uma validade de 18 meses, contados da data da homologação da lista de ordenação final, podendo, durante esse período, o resultado ser aproveitado para outros procedimentos de recrutamento para postos de trabalho idênticos realizados pela mesma entidade avaliadora.

Objectivos: Avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos Candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido.

Destinatários: Candidatos admitidos a concurso.

Programas / Projetos

A Associação EPIS, criada em 2006, tem como principal objetivo combater o insucesso e o abandono escolares através da indução de fatores externos de sucesso nas organizações escolares. A EPIS quer constituir-se deste modo como um parceiro privilegiado que providencia novas competências aos atores tradicionais do processo educativo: família, escola e também a comunidade, introduzindo a adoção de novas práticas que sejam contribuições positivas e decisivas para o sucesso escolar, bem como para a inclusão social dos jovens.

Este projeto começou a ser implementado em Estarreja no ano letivo 2012/2013 nas seguintes escolas: EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, EB 2, 3 Professor Doutor Egas Moniz, EB 2, 3 de Pardilhó e Escola Secundária de Estarreja.

Este é um projeto fortemente apoiado pela Câmara Municipal de Estarreja, através da Divisão de Educação, Cultura e Coesão Social, em particular do Gabinete de Psicologia.

Mais informações em http://www.epis.pt/epis/homepage.php

Orientação Estágios

O processo de estágio no Município tem como objetivo primordial a promoção de competências profissionais fundamentais à prática da psicologia, em contexto autárquico.

Objectivos Específicos de Estágio

  • Observar e participar nas actividades do Sector de Educação;
  • Caracterizar a organização e o funcionamento institucional;
  • Identificar o papel do psicólogo numa autarquia;
  • Aplicar as aprendizagens teóricas à prática do estágio;
  • Desenvolver atitudes críticas em relação ás situações observadas;
  • Reflectir sobre as situações de aprendizagem observadas, contextualizando-as;
  • Desenvolver proposta de intervenção adequada à situação em estudo;
  • Realizar avaliações e acompanhamentos psicológicos nas escolas e C.P.C.J.
  • Observar e participar na dinamização de Programa/Projetos implementados pelo Município.

Outras áreas/atividades

Congresso de Psicologia

O Gabinete de Psicologia realizou dois congressos de Psicologia, em 2012 e 2013, respetivamente, direcionados a psicólogos, docentes, educadores, assistentes sociais e à população em geral, de forma a promover a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimento nas áreas do envelhecimento, da adolescência e da infância.

Contactos/Marcação de Consultas:

 

Casa da Cultura,
Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Contactos: Tlf 234840600 (ext. 426 e 442)

Horário: Segunda a sexta 9h00-13h00 | 14h00-17h00

Relatórios de Atividades


Serviço de Psicologia


III Congresso de Psicologia de Estarreja – Apresentações

II Congresso de Psicologia de Estarreja - Apresentações


I Congresso de Psicologia de Estarreja - Apresentações