Escuteiros de Avanca no Waterways 2003

quarta, 30 de julho 2003

Entre 31 de Julho e 5 de Agosto, os escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, em colaboração com o Agrupamento 233 de Estarreja vão realizar o projecto WaterWays 2003. Fique a conhecer esta iniciativa! Projecto WaterWays 2003 Agrupamento 402 Santa Marinha de Avanca – Corpo Nacional de Escutas Localização Campo-base na Ribeira do Mourão (Freguesia de Avanca, Concelho de Estarreja). Outros locais de desenvolvimento do projecto serão a Ribeira da Aldeia (Freguesia de Pardilhó, Concelho de Estarreja), o Bico (Concelho da Murtosa), a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e a praia de São Jacinto (Concelho de Aveiro). Área temática Actividades de aventura e náutica, consciencialização ambiental, contactos culturais/interculturais. Descrição O projecto WaterWays 2003 é promovido pelo Agrupamento 402 de Avanca do Corpo Nacional de Escutas, em parceria com o Agrupamento 233 de Estarreja da mesma associação e com o apoio de outras entidades locais e regionais, nomeadamente autarquias, colectividades e instituições culturais e desportivas, empresas privadas e populações locais. Realiza-se de 31 de Julho a 5 de Agosto e surge como um dos 50 projectos a desenvolver em todo o país no âmbito do RoverWay People in Motion (evento europeu para escuteiros da faixa etária 16-22 anos). Trata-se de um projecto com o qual pretendemos envolver os participantes no reconhecimento da importância da Ria de Aveiro, como património não só de uma região, mas de todos aqueles que em Portugal, na Europa e no Mundo dependem do recurso que é a água e da beleza que a natureza proporciona, para a manutenção da vida enquanto valor físico, mental e espiritual. Os participantes neste projecto – oriundos de França, Itália, Suécia, Hungria e Portugal - serão convidados a contactar com personagens e momentos da história do país anfitrião e, à semelhança daqueles, cruzar novos caminhos na água traçados. O imaginário deste projecto tem como enredo a Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Integrada nesta descoberta da íntima e duradoura união dos portugueses com o meio aquático, serão reactivadas as actividades de canoagem do Agrupamento de Avanca, após um interregno de mais de uma década. Assim, no âmbito deste projecto serão recuperadas ou construídas de raíz embarcações de canoagem, cuja utilização se pretende se venha a prolongar para além do WaterWays 2003: é um objectivo da autarquia local dinamizar e requalificar a Ribeira do Mourão como espaço de lazer e prática de actividades náuticas, contando para esse efeito com o apoio do Agrupamento 402 em termos de experiência e equipamento. A divulgação do evento junto da população local e a interacção dos participantes com a mesma constitui outro dos pontos de incidência do projecto, com vista ao enriquecimento de todos numa perspectiva de abertura intercultural: assim estão previstas actividades a realizar no campo-base, com vista à exposição do folclore português e da região junto dos participantes estrangeiros, as quais serão dinamizadas por colectividades locais cuja acção habitual incide na referida área. O momento alto das actividades de intercâmbio intercultural será um sarau a realizar no auditório do Centro Paroquial e Social de Avanca, em que os participantes estrangeiros serão chamados ao palco a fim de apresentarem à população recortes da cultura dos seus países de origem. Mais informação sobre o projecto disponível na Internet em: www.waterways2003.main-page.com. Os principais momentos do WaterWays 2003 31/07/2003 - Abertura oficial do RoverWay People in Motion no Parque das Nações 01/08/2003 – Dia de Vasco da Gama – O Desafio - Chegada, acolhimento e recepção no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho - Montagem do acampamento WaterWays 2003 - Abertura oficial do campo 02/08/2003 – Dia do Adamastor – O Medo - Oficina de restauro e construção de canoas e caiaques - Actividades de canoagem - Sarau multi-cultural 03/08/2003 – A Beleza da Costa Africana – A Vida - Raid pedestre e aquático 04/08/2003 – Chegada à Índia – A Alegria - Aventura na Ria - “Chegada à Índia” em pompa e circunstância nos “Jardins da Ria” - Visita à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto 05/08/2003 – A Partida para Novas Descobertas – Novo Desafio - Encerramento do campo WaterWays 2003 - Partida para a Lagoa da Ervideira, local de concentração dos cerca de 3000 participantes no RoverWay People in Motion, onde decorrerão actividades até 11 de Agosto.