ESCAPADINHA SÉNIOR AO DOURO

terça, 07 de outubro 2003

Durante o mês de Outubro, 350 munícipes participam num cruzeiro no Rio Douro no âmbito do Programa Cultural do Idoso 2003 organizado pela Câmara Municipal de Estarreja. A primeira de sete viagens realizou-se no passado dia 2 e contemplou 50 idosos da freguesia de Avanca. “A beleza que encontrei no Douro é incomparável e está aqui tão perto”, disse durante a viagem Manuel Oliveira, 70 anos, um dos turistas seniores. A “Escapadinha Sénior no Douro“ prevê a subida de barco até á Régua e o regresso ao Cais de Gaia em autocarro de turismo. O próximo cruzeiro realiza-se esta terça feira e contempla a freguesia de Beduído. Na primeira viagem o dia acordou com chuva mas o mau tempo não desanimou os avancanenses. O grupo apareceu de lenço amarelo colocado no pescoço, patrocinado pela Junta de Freguesia local, onde se lia “Eu gosto de viver em Avanca”. A concentração dos passageiros no Cais de Gaia deu-se às 9 da manhã. Os idosos começaram a subir a bordo de um barco rabelo construído em 2002, adaptado ao turismo e baptizado de “Além Douro”. A maior parte dos participantes vivia pela primeira vez esta experiência. Apesar dos seus 84 anos, Armando Almeida nunca tinha participado num cruzeiro. A intenção do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Estarreja é proporcionar aos idosos uma experiência diferente do habitual. Antes da subida da Barragem de Crestuma com um desnível de 14 metros, é servido um vinho do Porto branco acompanhado de umas entradas de queijo e presunto. “Bem haja”, diz satisfeito um avancanense. Enquanto o barco se encontrava no interior da eclusa, a Sr. Emília, descontraída, pegava no telemóvel para ligar á filha porque “ela estava preocupada por causa da chuva”. As condições atmosféricas não assustaram esta avancanense de 69 anos que aos 18 já embarcava num “mercantel com muita chuva e vento a partir da Ribeira D’ Aldeia para carregar junco para a lavoura. E não tinha medo”, recorda. Ao meio dia em ponto, é servido o almoço a bordo e já o sol espreita adivinhando uma tarde solarenga. Na ementa, carne à transmontana regado de um vinho do Douro. Para sobremesa, bolo de chocolate. Uma hora e meia depois, o barco chega à Barragem do Carrapatelo. Desta vez, o desnível alcança os 35 metros, o que explica a “sensação louca e o arrepio” sentidos por Manuel Oliveira. A esposa, Maria de Lurdes, mantém-se no interior do barco. “O meu marido tinha um barco de recreio e nunca andei nele. Mas este nem baloiça! Estou bem disposta”, afirma. Maria de Lurdes aplaude a iniciativa camarária. “O passeio é muito agradável. Há uns anos não se fazia nada disto. É bom que se lembrem das pessoas de terceira idade”. E no final deixa a sugestão dirigida à autarquia. “A Câmara deve continuar com estas iniciativas”. Às 16.30 horas, o barco chega à Régua onde a comitiva visita as caves de uma quinta da região. Alguns dos turistas aproveitam para adquirir umas garrafas de vinho da região demarcada do Douro não sem antes procederem à prova de vinhos do Porto branco e tinto. Feitas as compras, é hora de regressar a Estarreja.