FESTARREJA: A ARTE DE IMPROVISAR

quinta, 09 de outubro 2003

Tem hoje início em Estarreja um Workshop de Jazz inserido na programação da FESTARREJA 2003 – Festa das Artes e da Juventude de Estarreja. Coordenada pelo estarrejense Paulo Bandeira, a acção vai decorrer na Banda Visconde de Salreu, freguesia de Salreu, durante 3 dias e as inscrições são gratuitas. Os formandos terão a oportunidade de fazer uma demonstração durante a primeira parte do concerto da banda de Jazz “6TETO Paulo Bandeira” a ter lugar no dia 11 de Outubro, no Espaço BCN, a partir das 21 horas. Os professores João Moreira (Trompete), Jorge Reis (Saxs), Nuno Ferreira (Guitarra), Rui Caetano (Piano), Nelson Cascais (Contrabaixo e baixo eléctrico) e Paulo Bandeira (Bateria) vão ministrar as seguintes disciplinas: Iniciação de Harmonia e Improvisação, Instrumento e Aulas de Combo (pequenas formações), cuja acção pedagógica é a preparação de um repertório formado por temas que os alunos terão previamente aprendido na disciplina de instrumentos. A acção é dirigida a elementos das Filarmónicas do concelho de Estarreja, Orquestras e Escolas de Música. Paulo Bandeira mostra-se satisfeito com a realização do curso em Estarreja. “Com a quantidade de orquestras, escolas de música, bandas e músicos, amadores ou profissionais, existentes em Estarreja era um pecado não realizar uma acção deste tipo no concelho. Já há muitos anos que eu queria realizar um workshop em Estarreja e finalmente é possível realizar um”. O vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, José Cláudio Vital acrescenta que “neste workshop estão presentes músicos de reconhecido mérito no Jazz nacional. Esta é uma oportunidade que os músicos não podem perder dada a qualidade da acção”.