COLÓQUIO: INCLUSÃO LABORAL DOS DEFICIENTES

quinta, 30 de outubro 2003

O Núcleo de Estarreja da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) quer sensibilizar para a importância fulcral da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A pensar neste objectivo, a delegação local promove esta sexta feira, 31 de Outubro, o colóquio “Subsídio – Dependência ou Integração Laboral”. O debate estará centrado no tema “A Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência”, que serve de mote ao painel em análise. O colóquio irá decorrer na Banda Visconde de Salreu. Programa 9.00 – Abertura do Secretariado 9.30 – Sessão de Abertura Presidente da Câmara Municipal de Estarreja Director do Centro de Emprego de Aveiro Presidente da Direcção da Delegação Local de Estarreja Painel – “Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência” 10.00 – Na perspectiva do Estado Instituto de Emprego e Formação Profissional Dr. António Marques 10.30 – Na perspectiva sindical União de Sindicatos de Aveiro José Paixão 11.00 – Na perspectiva dos empregadores SEMA – Associação Empresarial Dr. Pedro Marques 11.30 – Na perspectiva das pessoas com deficiência Presidente da Direcção Nacional da APD Humberto Santos 12.00 – Debate Moderador: Rosa Guimarães, Presidente da Direcção da Delegação de Braga da APD 12.30 - Encerramento O Documento de Emprego da APD realça que “o emprego é um direito reconhecido na Constituição da República Portuguesa, na Declaração Universal dos Direitos do Homem, nas Regras Gerais sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência e em inúmeros outros dispositivos legais internacionais. Está intimamente relacionado com a auto – estima, o reconhecimento social e dignidade da pessoa humana”. O Colóquio tem como destinatários autarcas, técnicos, empregadores, dirigentes sindicais e a população em geral. A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal de Estarreja e pela Banda Visconde de Salreu.