AVANCA: A MAIOR EMPREITADA DE ILUMINAÇÃO DE MONUMENTOS

segunda, 17 de novembro 2003

O Plano de Iluminação dos Centros Cívicos e Monumentos de Estarreja chega à freguesia de Avanca. Depois de intervenções nas freguesias de Salreu, Canelas, Fermelã e Pardilhó, o Centro Urbano de Avanca vai ser iluminado desde a Capela de São Sebastião até à Capela de Santo António. O investimento a suportar pela Câmara Municipal de Estarreja é de 42.402 euros naquela que é considerada a maior empreitada de iluminação de monumentos lançada pela autarquia. O projecto de iluminação pública integrada na requalificação do Centro Urbano de Avanca prevê a colocação de iluminação em sete monumentos: Igreja de Avanca, Capela de São Sebastião, Capela de Santo António, Monumento a Egas Moniz, Monumento aos Emigrantes, Cruzeiro, Estátua Padre António Maria de Pinho, para além das palmeiras existentes. O principal objectivo da intervenção é restituir “a dignidade formal do Centro da freguesia, com evidente valor patrimonial”, refere a Memória Descritiva e Justificativa do Projecto de Electricidade. Sendo o “centro da freguesia de Avanca um espaço muito frequentado, tanto durante a semana quanto nos dias de fim de semana, só com iluminação adequada deste espaço de lazer será possível tornar este local mais aprazível”. O documento continua dizendo que “a ideia será criar um ambiente tal, que crie aspectos meramente decorativos ( por exemplo: obras escultóricas existentes) e aspectos técnicos, como sejam, assegurar a iluminação dos espaços e a resistência dos equipamentos a instalar”. A obra vai ser adjudicada à firma “Linhares e Vidal”, sediada em Estarreja. O Plano de Iluminação dos Centros Cívicos e Monumentos do Concelho de Estarreja ficará concluído com a intervenção no centro de Veiros.