COM OS PARQUES INFANTIS NÃO SE BRINCA

terça, 18 de novembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja fez uma avaliação ao estado dos Parques Infantis do concelho. Entre cinco estruturas inspeccionadas, três apresentavam lacunas que a autarquia resolveu de imediato. Empenhado em dar a devida atenção a estas pequenas obras pela sua grande importância para a segurança dos mais pequenos, o executivo camarário pretende entregar a uma empresa a manutenção geral destas estruturas. Os serviços camarários visitaram os seguintes Parque Infantis: da Escola Primária de Vale Castanheiro – Salreu, “Brincar no Verde” – Beduído, da Urbanização da Póvoa de Baixo, da Escola das Cabeças – Veiros e da Escola de Água Levada – Avanca. Segundo o relatório final, as estruturas situadas em Salreu, Beduído e Póvoa de Baixo “necessitam de uma manutenção geral” sendo de registar problemas com baloiços e balizas que não se encontravam devidamente afixadas ao solo que a autarquia apressou em resolver face ao risco que representavam para as crianças. Os equipamentos de Veiros e Avanca “encontram-se em boas condições”. A Câmara Municipal de Estarreja entende que esta área não pode ser descurada sendo uma prioridade garantir a segurança máxima das crianças enquanto brincam nestes espaços de diversão daí a importância da tomada de medidas preventivas. A manutenção geral prevê a verificação das ferragens de ligação, a substituição de componentes, a inventariação dos componentes avariados por utilização abusiva ou vandalismo e a limpeza dos espaços, sendo uma medida necessária para assegurar o bom estado dos equipamentos.