EDP RESPONDE A QUEIXAS DA AUTARQUIA

quinta, 27 de novembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja voltou a apresentar uma reclamação à “EDP – Distribuição de Energia, SA” devido a constantes interrupções de energia eléctrica ocorridas no concelho durante este mês. “Vejo-me obrigado a escrever-lhe novamente, pois neste fim-de-semana (7 a 9 de Novembro) sofremos vários e repetidos cortes de energia”, queixou-se o presidente da autarquia, José Eduardo Matos, numa carta datada de 11 de Novembro e dirigida ao Director da Área da Rede Beira Litoral, João Garcia Mendes. “Se sobre a sede do Concelho já escrevi, agora tenho de sublinhar o sucedido em Avanca e Pardilhó onde ontem (10 de Novembro), desde o final da tarde, se verificou uma dezena de cortes de energia!”, informou, insatisfeito, José Eduardo Matos. À semelhança do que se passa na vila de Estarreja, o problema e a solução repetem-se. “A rede é antiga e devemos ter bi-alimentação”, exige o autarca que pediu informações à empresa sobre o plano de acções naquela zona do concelho. Na resposta à reclamação, a 21 de Novembro, a EDP informou que durante o ano de 2003 “foram realizadas várias acções de manutenção na Linha a 15 KV SE Avanca – Murtosa”, a linha eléctrica que serve Avanca e Pardilhó. Entre as acções desenvolvidas, a empresa destaca “uma ronda à mesma, limpeza da faixa de protecção, inspecção termográfica e consequentes acções correctivas”. O responsável pela Área da Beira Litoral, João Garcia Mendes, adianta que “a nível de manutenção, vai ser dado início a um trabalho (a concluir em Janeiro de 2004) de limpeza e conservação dos Postos de Transformação”. E informa ainda que “para esta linha, estão previstas várias intervenções no Plano de Obras de 2004, no valor total de cerca de 140 mil euros, das quais salientamos a instalação de vários órgãos de corte telecomandados e a remodelação de cerca de 4 km de linha”. Em termos gerais, no concelho de Estarreja, a EDP realizou entre Janeiro e 30 de Setembro de 2003 um investimento global de quase 385 mil Euros. Deste valor, 93.258,29 € referem-se a Iluminação Pública, 109.305,22 € a redes de Média Tensão e Postos de Transformação e 182.421,05 € a Baixa Tensão. O presidente da Câmara estarrejense deseja que “definitivamente nos centrássemos no que de positivo se vem fazendo e nas intervenções que vimos registando com progressivo agrado”. Sendo para isso necessário e urgente que o concelho não volte a sofrer os repetidos e incómodos cortes de energia eléctrica.