INVESTIGAR O PASSADO DA CAPELA DE SANTO AMARO

sexta, 05 de dezembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja e a Paróquia de S. Tiago de Beduído aprovaram a versão final do protocolo de cooperação para a realização de trabalhos arqueológicos na Capela de Santo Amaro. É posição comum das duas entidades “proceder à realização de trabalhos arqueológicos que permitam um conhecimento mais profundo da história da Capela de Santo Amaro e, em consequência, do lugar onde está implantada”, salienta o acordo. Ao abrigo do protocolo, a Paróquia autoriza os trabalhos no espaço da Capela dando inteira liberdade à equipa para proceder às prospecções e escavações que entender necessárias. Compete ainda à Paróquia de Beduído “respeitar as recomendações da mesma equipa, indicadas em relatórios de trabalho, quanto ao modo de preservação e exposição dos achados”. Segundo o acordo, compete à Câmara Municipal de Estarreja “apresentar à Paróquia o Plano de trabalhos a realizar e todos os relatórios produzidos, desenvolvidos de acordo com as orientações do Instituto de Arqueologia”. A autarquia irá ainda constituir a equipa de trabalho que desenvolverá as prospecções e escavações e sustentar financeiramente os trabalhos.