CÂMARA HOMENAGEIA TOMAZ DE FIGUEIREDO

quinta, 11 de dezembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja vai homenagear o escritor Tomaz de Figueiredo. A Cerimónia de Homenagem terá lugar no sábado, 13 de Dezembro, pelas 16:00 horas no Edifício dos Paços do Concelho, e prevê o lançamento da publicação “Tomaz de Figueiredo”. O livro inclui os testemunhos de Joaquim Lagoeiro, Olívio Amador, Artur Anselmo e José Bento sobre o escritor. O escritor estarrejense Joaquim Lagoeiro estará presente na sessão para proferir uma palestra sobre Tomaz de Figueiredo. “Conheci pessoalmente o Tomaz junto do Café Miranda, no passeio que lhe servia de esplanada. Um encontro para sempre”, recorda Joaquim Lagoeiro na dissertação “Tomaz de Ferreira – Um Testemunho”. Tomaz de Figueiredo viveu em Estarreja onde foi colocado notário em 1947. “Instalou-se na ‘Pensão Fortunato’, perto da Estação da CP. É em Estarreja que, com 45 anos, Tomaz de Figueiredo inicia a sua brilhante carreira de escritor, com a publicação do livro ‘Toca do Lobo’, embora já tivesse publicado alguma ficção em jornais e revistas”, refere Olívio Amador num outro texto seleccionado para o livro “Tomaz de Figueiredo” que a Câmara irá lançar no próximo sábado. “Os vivos e ricos testemunhos aqui vertidos são por demais interessantes, não só pelo intrínseco valor pessoal dos seus reconhecidos autores, como pelo apelo implícito ao conhecimento da obra de Tomaz de Figueiredo, autor ainda tão desconhecido também no nosso Concelho”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos que acrescenta, “esse é o primeiro degrau que vamos ter de subir. E esse é também um dos futuros papéis da futura Biblioteca Municipal”.