ESTARREJA A CIDADE

segunda, 05 de janeiro 2004

A aspiração ganha novos contornos. “Enviarei à próxima reunião de Câmara os respectivos novos dossiers completos para as elevações da Vila de Estarreja a Cidade e das Freguesias de Pardilhó e de Salreu a Vilas, já em apreciação pelos seus respectivos Executivos”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, na conferência de imprensa realizada esta manhã nos Paços do Concelho. No encontro com os jornalistas, o executivo fez o balanço a dois anos de mandato e anunciou medidas futuras. A elevação de Estarreja a cidade é um objectivo a concretizar agora que estão reunidas as condições desejáveis. “Terminadas, iniciadas ou confirmadas obras ou intervenções estruturais e garantidos serviços municipais mínimos de qualidade, entendo ser esta uma verdadeira elevação do concelho, na responsabilidade maior que nos dá trabalhar pelo desenvolvimento das 7 freguesias e pela qualidade de vida dos 28 000 cidadãos aqui residentes”, justificou o autarca. José Eduardo Matos salientou as apostas para o novo ano. “Em relação a 2001, em 2004 o actual executivo vai investir duas vezes mais em Educação, cinco vezes mais na área do Desporto, duas vezes mais na Rede Viária, três vezes mais no Ordenamento e Ambiente e 13 vezes mais em Iluminação”. Em 2004, o orçamento camarário será superior a 30 milhões de euros. O novo ano será decisivo para o concelho estarrejense a vários níveis. No caso do Eco – Parque Empresarial de Estarreja este será um “ano chave” uma vez que serão colocados lotes à venda implicando a atracção de empresas e a criação de emprego. O Saneamento Básico é outra prioridade do executivo. Este ano marcará o início das ligações das freguesias e das empresas do Complexo Químico à rede da SIMRIA. O vice – presidente da Câmara, Abílio Silveira, salientou a área de Higiene Urbana. Agora existem “mais contentores de lixo moloks e mais ecopontos e uma maior limpeza nas 7 freguesias”. Noutra vertente, o executivo prepara um Plano de Intervenção para as Áreas Verdes do concelho. Abílio Silveira destacou ainda a criação do GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe e Empresário no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho. Ainda este ano, “o cidadão poderá resolver o seu problema num único espaço que reunirá todos os serviços camarários”. Na área do Desporto, Abílio Silveira considera que a Escola Municipal de Desporto de Estarreja – EMDE “é uma aposta ganha”. O número de inscrições nas turmas de maiores de 55 cresceu em 40%. “Mais de 250 pessoas das 7 freguesias praticam exercício físico com regularidade”, exemplificou. A EMDE prepara-se para promover uma nova acção denominada “Domingos em Movimento”. Todos os domingos, a partir de 1 de Fevereiro até 19 de Dezembro, realizam-se diversas actividades, tais como, cicloturismo, caminhadas na natureza, basquetebol, canoagem e muitas outras. Ao nível das infraestruturas desportivas, o vereador referiu a construção de uma nova Piscina Municipal em Estarreja e a implementação da Rede Municipal de Polidesportivos. Na área da Acção Social, o vereador do Pelouro de Acção Social, Educação, Cultura, Ciência e Juventude, José Cláudio Vital, anunciou o prolongamento do “Projecto Família” até 31 de Dezembro de 2004 – com nova dotação orçamental para as acções educativas e com a actual dotação para as obras em habitações degradadas de famílias carenciadas – e a implementação do Programa “Casa Melhor” destinado a encaminhar processos de habitação social. Nesta área, o ano de 2004 representa o início do PER – Programa Especial de Reabilitação, que “estava parado desde 1995 e vai dar finalmente os primeiros passos”. O executivo vai dar continuidade à modernização do Parque Escolar com intervenções nas 19 escolas do concelho para além de apostar na educação de adultos. “Deu-se início às obras de instalação do CRVCC – Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na Escola do Conde de Ferreira com abertura prevista para o início do 2º trimestre deste ano”. Na área da Cultura, “trabalha-se já na programação do ciclo de abertura da nova Biblioteca Municipal e na actividade contínua de promoção da leitura envolvendo escolas e colectividades” e, em relação ao Cine – Teatro Municipal está a ser estudada “a programação do ciclo de abertura daquela que será uma estrutura âncora da programação cultural para o concelho”, referiu o vereador responsável.