GRANDE PRÉMIO ATLETISMO CORRE NO DOMINGO

quarta, 14 de janeiro 2004

No próximo Domingo, 18 Janeiro, o centro da Vila de Estarreja vai encher-se de atletas no 19º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja organizado pelo Centro Recreativo de Estarreja (CRE), em parceria com a Câmara Municipal. A meta é atingir os 1100 atletas, número recorde alcançado na última edição. Durante toda a manhã, irão realizar-se 10 provas de atletismo nos diversos escalões sendo de realçar a prova de 10 mil metros. No Grande Prémio “não há cachets de presença, apenas prémios por ordem de chegada”, esclareceu, hoje, durante a apresentação da 19ª edição, José Manuel Henriques, da Atlética, empresa responsável pela organização técnica do evento. Porém, estão confirmadas as presenças de Carlos Monteiro e Rui Vieira, do Salgueiros, existindo ainda a possibilidade da vinda dos atletas José Ramos, do Conforlimpa, Ana Paula Oliveira e Elisabete Lopes, do Pasteleira, Fernanda Miranda, do Sporting Clube de Braga, e Fátima Cabral, do GRECAS, vencedora das últimas duas edições do Grande Prémio de Estarreja. O vereador do Desporto da Câmara Municipal, Abílio Silveira, quer dar continuidade a este evento que “serve também para desafiar outras colectividades para a realização de outras provas, uma vez que podem contar com o apoio da autarquia, em tudo o que seja manifestação de fomento desportivo junto dos nossos jovens”. O responsável anunciou a realização da 1ª Milha Prof. Egas Moniz em Maio na vila de Avanca. Ao nível das infraestruturas, o CRE “debate-se com um problema de ausência de um local próprio para treinar e a Câmara está atenta”, garantiu Abílio Silveira, estando uma solução em estudo. “Estou convencido que o Grande Prémio vai superar o êxito conseguido no ano passado. Estarreja vai ser invadida por miúdos e graúdos”, afirmou o presidente do CRE, Nelson Agra. O dirigente realçou os apoios, monetário e logístico, da Câmara sem os quais “não poderíamos fazer este Grande Prémio”. O orçamento da prova ronda os 25 mil euros. A comparticipação financeira atribuída pela autarquia é de 15 mil euros. Presente na apresentação do evento, o recém – eleito presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, João Ruela, disse que “Estarreja merece este Grande Prémio pois desta terra saíram grandes alegrias do atletismo português”. O dirigente associativo focou os exemplos das atletas Glória Marques e Cristina Morujão. Hoje em dia, Estarreja continua a “produzir” talentos na modalidade como são os casos de Bruno Saramago, Eunice Tavares e Ana Fonseca. A prova “é um grande cartaz para estimular a prática da modalidade”, acrescentou o presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, no final da sessão.