FEIRA SECULAR "NÃO MORRERÁ"

quinta, 15 de janeiro 2004

Hoje em Santo Amaro as recordações vieram a lume. “Vinha gente de todo o lado. O povo vinha a pé ou então com os carros de gado. Da minha casa faziam um restaurante neste dia”, conta um estarrejense ao recordar a secular Feira de Ano, no tempo em que o comércio de gado arrastava multidões a Santo Amaro. Com o fim do negócio de animais, o certame perdeu força mas “nunca morrerá, pois faz parte do nosso património”, diz o visitante. Por acreditar nas tradições populares, a Câmara Municipal de Estarreja aposta na revitalização do certame. Numa primeira fase incentivando à adesão dos feirantes que aumentou nesta edição. Por outro lado, a autarquia vai recuperar o recinto. O levantamento topográfico da zona está prestes a começar, podendo-se depois concluir o projecto de beneficiação da zona inferior, a implementar numa primeira fase. A intervenção prevê a instalação de passeios, zona verde e instalações de apoio (por exemplo, estruturas sanitárias). O projecto global oferecerá melhores condições a feirantes e consumidores.