CENTRO DE ESTARREJA EM OBRAS

quarta, 11 de fevereiro 2004

A requalificação urbanística do centro da vila de Estarreja, no âmbito da 2ª fase do URBCOM – Projecto de Urbanismo Comercial na freguesia de Beduído, arrancou com a intervenção na Rua Dr. Alberto Vidal. No final, peões e comércio ganharão prioridade. A 2ª fase do URBCOM abrange as ruas Dr. Alberto Vidal, D. Manuel I, Desembargador Correia Teles e Visconde Valdemouro. “Trata-se de modificar a imagem da sede do Concelho, numa aposta de modernidade e de qualidade urbana, com mais condições a peões e de atracção comercial”, comenta o presidente do município, José Eduardo Matos. Em paralelo, a Câmara Municipal vai ainda requalificar a entrada poente da Vila de Estarreja melhorando o estado da Rua Fernando Assis Pacheco (Ponte Desnivelada para a Murtosa) e da Rua Conselheiro José Luciano Castro cuja intervenção já teve início. Alargamento e beneficiação de passeios, pavimentação das estradas, obras de drenagem, melhoria da iluminação da via pública (com novos postes e reforço da iluminação) e ainda colocação de mobiliário urbano são os trabalhos a executar. A Câmara tem como prioridade a segurança dos peões e como tal irá criar passeios em ruas onde eram inexistentes ou então alargar os espaços pedonais. A nível rodoviário haverá a introdução de novas soluções, tipo rotunda, no final da passagem desnivelada e também na conhecida “Pia dos Burros”. Estas obras estão a ser acompanhadas por um Estudo de Circulação no Centro da Vila de Estarreja, entregue a uma empresa especializada. O investimento global ultrapassa os 500 mil euros. A 2ª fase do URBCOM é comparticipada em 50 por cento pelo Programa Operacional da Economia. Os custos das obras nas Ruas Assis Pacheco e José Luciano Castro são suportados na íntegra pela autarquia.