CÂMARA QUER ELIMINAR PONTO NEGRO RODOVIÁRIO

terça, 17 de fevereiro 2004

Na sequência da reunião ocorrida no Governo Civil de Aveiro a 5 de Fevereiro de 2004, e da distribuição do Relatório Anual 2003 da Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Vice – Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Abílio Silveira, apresentou ao Instituto de Estradas de Portugal (IEP) uma análise dos dados relativos ao Município de Estarreja. “Em termos percentuais relativos, Estarreja é a localidade que detém uma maior diminuição de vítimas (- 10) dentro das localidades e a segunda maior em termos absolutos (só a Feira tem uma maior diminuição). Refira-se aqui, o esforço conjunto das partes envolvidas, nomeadamente o especial papel que a Autarquia tem tido, quer reforçando a sinalização, quer tomando medidas que visam a redução da velocidade, quer ainda colaborando na realização de acções de sensibilização”. Contudo, “é em Estarreja onde, fora das localidades, existe o maior aumento do número de vítimas (+5), quer em termos absolutos quer relativos e estes números são preocupantes, quando na maioria dos Municípios se verifica uma diminuição, e Estarreja aumentou mais de 50% em relação ao ano de 2002”. Face a estes números, a autarquia solicita, uma vez mais, ao IEP para que “intervenha (ou se realize um protocolo de cooperação/intervenção) com a devida brevidade num dos locais, onde mais acidentes, fora das localidades, ocorrem, no Município de Estarreja”. Trata-se do cruzamento de ligação à Murtosa e Veiros situado na Estrada 109.5, um ponto negro da sinistralidade rodoviária no concelho. Os acidentes sucedem-se neste local, “sequência do desrespeito da sinalização existente, assim como, da “confusão” do próprio cruzamento, considerado mesmo um cruzamento com uma concepção muito infeliz. Passo por lá todos os dias e assisto “in – loco” a tais situações que ocorrem com elevada frequência, em muitos dos casos provocando acidentes graves”, afirma Abílio Silveira. A autarquia reclama a construção de uma rotunda no local. O problema ficaria resolvido e existe espaço para a implantar. Esta solução permitiria a aproximação do Município de Estarreja à média do Distrito em termos de diminuição de vítimas “fora das localidades”, e, acima de tudo, que se reforce a segurança rodoviária.