Acedida já por mais de dois mil visitantes

Câmara com página renovada na Internet

quinta, 22 de novembro 2001

Verificar o ponto da situação de qualquer processo em análise ou enviar um requerimento às secções de obras particulares ou de taxas e licenças da Câmara Municipal de Estarreja através da Internet e a partir de casa é já possível de efectuar por qualquer cidadão do concelho de Estarreja. Basta aceder à página (renovada) da autarquia em HYPERLINK "http://www.cm-estarreja.pt" www.cm-estarreja.pt . e solicitar o pretendido. Tudo ao alcance de um clique apenas. Esta é apenas uma das vantagens proporcionadas pelo novo site da autarquia, apresentado oficialmente aos órgãos de comunicação social. Desenvolvido por uma empresa de Estarreja, a nova página da autarquia recebeu já mais de dois mil visitantes desde o início da sua construção. Ao aceder à página, o visitante dispõe de um menu em que para além da caracterização sócio-económica do concelho é-lhe dada a conhecer a composição do executivo e as diferentes secções camarárias. Disponíveis estão ainda, por exemplo, os contactos directos do presidente do município e da vereação. Os projectos da autarquia e a agenda cultural (brevemente disponíveis), a Casa-Museu Egas Moniz (descrição do museu, do prof. Egas Moniz e bibliografia do prémio Nobel, acompanhada de ilustrações) e instalações desportivas do concelho estão igualmente disponíveis no novo site ao qual não falta a necessária informação turística, ilustrada, sobre o município dando a conhecer os pontos turísticos e históricos mais marcantes. Outras informações adicionais como os horários de recolha do lixo e a qualidade da água podem também ser consultados. Disponíveis estão também informações sobre o património cultural, gastronomia e artesanato. Na primeira página os visitantes podem ficar ainda ao corrente das últimas notícias sobre a actividade municipal e as alterações ao trânsito. É dado ainda a conhecer os eventos mais importantes realizados ao longo do ano como o Carnaval de Estarreja, os Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia e as Festas de Sto. António. São apresentadas também as actividades mais relevantes do Instituto de Arte Dramática (ACTO) e do Cine Clube de Avanca bem como a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. Igualmente acessível está a lista e a descrição pormenorizada das figuras que mais se salientaram em vários campos da vida do município, entre as quais Egas Moniz, primeiro prémio Nobel português. O menu da nova página «fecha» com a relação, por freguesias, dos contactos e moradas das associações e colectividades. A vasta informação contida no site constitui, segundo o vereador do pelouro da cultura e desporto, Fernando Mendonça, uma ferramenta importante não só para se ficar a conhecer o município de Estarreja como ponto de partida para a elaboração de trabalhos escolares sobre o concelho. A nova página pretende, de acordo com o presidente do município, ser um «espaço aberto» à população e às colectividades e um «pólo de união entre Estarreja e as comunidades emigrantes de estarrejenses». Para tal, o objectivo é, segundo Vladimiro Silva, tornar a página dinâmica e num reflexo das actividades das colectividades e instituições concelhias.