AVANCA: ESTÁ LIGADO O SANEAMENTO

segunda, 15 de março 2004

Avaliada em 2 milhões de euros, a construção da 1ª Fase do Saneamento Básico no Núcleo Central da freguesia de Avanca encontra-se em fase de conclusão. Elevada a Vila há 31 anos, Avanca finalmente vê chegar as primeiras ligações ao Saneamento. A primeira ligação em Avanca Esta manhã, foi efectuada a ligação relativa à parte sul desta empreitada abrangendo 50 famílias da Urbanização da Quinta Gama. Trata-se da primeira ligação a efectuar na freguesia de Avanca ao Sistema Municipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes da Ria de Aveiro. Os esgotos da Urbanização da Quinta do Gama, no centro da Vila, deixarão de ser recolhidos mecanicamente pela autarquia. Com este passo, o Sistema da SIMRIA lançará os efluentes já tratados no mar, a 3,3 Kms da costa. “Estamos a colher os primeiros frutos do investimento efectuado, no montante de 1 milhão e 800 milhões de euros”, especifica o Presidente da autarquia, José Eduardo Matos, o que traduz a prioridade assumida pela Câmara no tocante à Vila avancanense, face à sua forte concentração populacional. Parte Norte estará ligada em 2005 Relativamente à parte norte do Núcleo Central, a obra de ligação está em fase de concurso sendo que, de acordo com a calendarização prevista, no primeiro semestre de 2005 será efectuada a ligação ao Sistema da SIMRIA. 2ª Fase adjudicada Entretanto, está já adjudicada a 2ª fase do Saneamento Básico na freguesia de Avanca, orçada em 2.100 milhões de euros, abrangendo áreas periféricas e a decorrer até 2007. José Eduardo Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja: “O Saneamento é uma questão central. Esta é uma obra muito importante para a freguesia de Avanca. Neste passo marcamos a diferença relativamente ao passado na qualidade de vida da população. Este ano, mais freguesias serão ligadas ao Sistema e, em 2005, haverá a continuação deste esforço e todas as freguesias estarão ligadas. É uma meta ambiciosa mas realizável e estamos profundamente empenhados nesta revolução que se está a operar no Concelho, não porque poluímos mas porque limpamos”. José Artur Pinho, Presidente da Junta de Freguesia de Avanca: “Esta é um obra cara que não se vê, está enterrada, mas é extremamente importante e útil para a freguesia. Hoje vamos começar a ter saneamento em Avanca! Espero que a Rede de Saneamento possa vir a ligar-se por fases e que as pessoas peçam a ligação ao sistema. Na Junta vamos tentar dar o máximo de informação às pessoas e elucidá-las sobre o assunto. Estou convencido que vão requerer a ligação”.