EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS MAIS PEQUENOS: "ISTO É FIXE!"

sexta, 02 de abril 2004

As crianças despediram-se do 2º período escolar com exercício físico. Durante esta semana, todos os alunos das Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja, envolvidos no projecto "Educação Física para Todos", participaram em sessões desportivas organizadas pela EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja. Esta manhã, no Pavilhão Municipal de Estarreja, e numa acção inovadora, a EMDE realizou uma actividade experimental envolvendo as crianças do Ensino Pré – Escolar. “Isto é fixe!”, exclamou a Inês, 4 anos, do Jardim-de-infância da Escola das Laceiras, Salreu. E mesmo a fazer exercício físico há quase duas horas, a Inês, com o seu dedito em riste, avisava: “quero jogar mais, não estou cansada”. A acção desta manhã poderá ser a semente para a realização de futuras actividades desportivas destinadas a este público infantil de menor idade. “Na escola faço ginástica com os miúdos mas aqui é bem melhor pois tem os materiais necessários e o espaço é muito bom”, disse uma Educadora de Infância da Escola da Sr.ª do Monte, Salreu, realçando a importância destas actividades na educação das crianças. Orientado por profissionais da área de Desporto, o projecto “Educação Física para Todos” dá a conhecer, às crianças, as várias modalidades desportivas e, de uma forma mais específica, ajuda ao seu desenvolvimento integrado (psico – motor, físico, coordenativo e social).