HOSPITAL SERÁ VALORIZADO

quinta, 08 de abril 2004

No próximo dia 19 de Abril, será assinado um Acordo de Cooperação entre o Hospital Visconde de Salreu, Centro de Saúde de Estarreja e Sub-Região de Saúde de Aveiro. A parceria permitirá aumentar a capacidade e a oferta do Serviço de Atendimento Permanente e Serviço de Urgência do Hospital através de uma “equipa clínica mais bem estruturada, maior diversificação, rentabilização da consulta externa e dos meios complementares de diagnóstico”, disse o Director da Sub-região de Saúde de Aveiro, Paulo Maia, durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), no Hospital Visconde de Salreu. Segundo explicou, este acordo irá facultar as áreas de “raio-x, análises clínicas e ecografias para evitar que o utente tenha que se deslocar para Aveiro”. Na opinião de Olinto Ravara, Administrador Delegado do Hospital, a “articulação entre unidades de saúde é fundamental para colmatar as carências e libertar médicos hospitalares” para outras valências. Mostrando-se confiante no futuro do Hospital, o presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, focou a importância do “relacionamento das estruturas de saúde” e deixou o pedido para que “tudo se faça no sentido de melhorar a capacidade de resposta junto dos utentes sendo fundamental a humanização dos serviços e a melhoria das condições estruturais e físicas ”. Responsável desmente rumores O Director da Sub-Região de Saúde de Aveiro desmentiu as notícias vindas recentemente a público sobre a alegada desvalorização da unidade hospitalar. “É falso que se pretenda desactivar qualquer serviço do Hospital de Estarreja, reduzir a sua dimensão ou transformá-lo num depósito de doentes crónicos e idosos”, garantiu o responsável. “Fortalecer e diversificar” as estruturas de saúde do Concelho é o objectivo a atingir e não o contrário, referiu reafirmando o propósito de “rentabilizar recursos e reforçar a capacidade de resposta junto do utente”. Abertura do Hospital de Dia Já durante a Sessão Solene comemorativa do Dia da Saúde, a Directora Clínica do Hospital Visconde de Salreu, Ana Paula Martins, tinha dito que “ao invés do que algumas notícias recentes têm deixado transparecer, a nova administração tudo fará para garantir uma prestação de cuidados de saúde cada vez mais diferenciados às populações de Estarreja e Murtosa; criar novas valências na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente a oferta de novas especialidades médicas na consulta externa e a abertura do hospital de dia; modernizar os bens de equipamento e mobiliário e promover o restauro do edifício”. Avaliar a satisfação do utente “Com o firme propósito de trabalhar em prol da comunidade e a favor do Hospital”, teve ontem início um sistema de avaliação ao grau de satisfação do utente. Segundo adiantou Olinto Ravara, este novo serviço de monitorização semanal vai apurar qual a opinião da população relativamente aos “serviços prestados e à qualidade de atendimento e higiene”, permitindo aperfeiçoar as lacunas verificadas. Durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, em que se fez uma visita às instalações do Hospital, foi ainda referida a possibilidade de se avançar para a remodelação da unidade hospitalar localizada em Salreu.