DOW INICIA TESTES DE LIGAÇÃO À SIMRIA

terça, 13 de abril 2004

Esta semana, tem início a fase de testes de ligação do efluente da empresa DOW ao Sistema Colector da SIMRIA. A SIMRIA, a Câmara Municipal de Estarreja e as empresas do Complexo Químico de Estarreja (CQE) estabeleceram as condições do teste dando-se início à bombagem dos efluentes da DOW. Objectivo do teste: 1. Verificar a compatibilidade do sistema da ETAR Norte da SIMRIA com o efluente salino da DOW (após neutralização). 2. Adaptar os reactores biológicos da ETAR Norte da SIMRIA para funcionamento em meio salino. Durante a execução do teste, a ETAR da DOW manter-se-á em funcionamento. Da bacia de Equalização, o efluente após neutralização, será bombeado para a SIMRIA, de acordo com as limitações de concentração de cloretos impostas. No final de Junho será realizada uma reunião com a presença da Autarquia, SIMRIA e empresas do CQE na qual se definirá: 1. As próximas fases do procedimento experimental 2. Interface do teste com a possível entrada de descargas de outros efluentes da QUIMIGAL (sul e ex-UNITECA - efluente salino) e calendário das fases. A CIRES foi a primeira empresa do CQE a injectar os seus efluentes no Sistema Integrado da SIMRIA após a realização de operações de auto controle para permitir a compatibilização dos sistemas. Até ao final do ano, as restantes empresas do CQE estarão ligadas à SIMRIA.