VENHA COMEMORAR OS 30 ANOS DO 25 DE ABRIL!

sexta, 23 de abril 2004

As comemorações dos 30 ANOS do 25 DE ABRIL em Estarreja prosseguem este fim-de-semana com um conjunto de actividades diversificadas. Marchar pelo 25 de Abril, ouvir as canções da Revolução dos Cravos, observar os cartazes que retratam a conquista da liberdade são algumas das acções programadas. - EXPOSIÇÃO “25 DE ABRIL EM CARTAZ” EM COLABORAÇÃO COM O MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA CASA DA CULTURA DE ESTARREJA ABERTURA: 23 DE ABRIL, 18H30 “25 de Abril em Cartaz” “Revolução tranquila, de cravos, o 25 de Abril explodiu em todos os sectores. Foi em 1974 e, nos cartazes de então, derramou-se em cores e formas singulares. Que encheram os olhos do país. Hoje são raridades que a arte e o engenho de João Abel Manta e Vespeira, entre outros, não deixam apagar da história. Para uns parece que foi ontem, para outros há muito tempo e ainda para outros... “não é do meu tempo”. O 25 de Abril é, todavia, sinónimo da liberdade que se vive hoje e que marca o maior período livre, sem censura, da história portuguesa: 30 anos! Lembrar esse tempo é também rever imagens que fizeram história. E os cartazes, como os murais, marcam formas diferentes de vivências da liberdade conquistada em 1974. Muitos foram os artistas que inscreveram os seus nomes na iconografia da revolta militar libertadora. Os seus cartazes correram mundo e alguns deles integram esta mostra evocativa. Trata-se de uma pequena selecção das centenas de cartazes que o Museu Nacional da Imprensa possui alusivos ao 25 de Abril, nela se incluindo alguns dos muitos que se fazem todos os anos, um pouco por todo o país. Apesar de pequena, a exposição é expressiva e incorpora alguns dos ícones do 25 de Abril. Ela vale por si mesma, mas tem a particularidade de fazer reviver esse tempo de explosão livre dos sentimentos mais puros do Homem: a liberdade de dizer, de ouvir e de ser! Trata-se, por isso, de uma exposição para ver e admirar, como exaltação de um dia que marcou o começo do maior período de liberdade da história de Portugal.” Luís Humberto Marcos, Director do Museu Nacional da Imprensa - SARAU “30 ANOS DE ABRIL” ESCOLA SECUNDÁRIA DE ESTARREJA 23 DE ABRIL – 21H00 - ESPECTÁCULO MUSICAL COM O ORFEÃO E TUNA DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA AUDITÓRIO PAROQUIAL DE AVANCA ORGANIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA DE AVANCA 24 DE ABRIL – 21H30 - MARCHA DESPORTIVA DA ESCOLA MUNICIPAL DE DESPORTO 25 DE ABRIL 9H30 – PARTIDA DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE ESTARREJA CHEGADA À BESTIDA E REGRESSO EM AUTOCARRO - ESPECTÁCULO “30 ANOS – 30 CANÇÕES” AUDITÓRIO PAROQUIAL DE AVANCA 25 DE ABRIL – 16H00 Projecto musical “30 Anos – 30 Canções” Vários músicos da cidade de Lisboa reuniram-se para criarem um projecto musical comemorativo dos 30 anos do 25 de Abril que permitisse explicar de forma lúdica e pedagógica os profundos motivos que estiveram na origem da Revolução do 25 de Abril. A este trabalho são associados os poetas e cantores que, durante esse período difícil, colocavam a sua arte ao serviço da luta pela democracia em Portugal. Um filme com algumas imagens desses períodos, associadas a 30 canções tocadas e cantadas ao vivo, procuram mostrar às jovens gerações o valor desta mudança registada no nosso país e reafirmar que, sem ter existido o 25 de Abril, não teria sido possível melhorar diversos aspectos da vida das famílias e dos jovens portugueses no plano da educação, da saúde, dos níveis de vida económicos, para além de se ter posto fim à guerra colonial e de podermos desfrutar da plena liberdade de expressão política e associativa. SEQUÊNCIA MUSICAL DO ESPECTÁCULO “1974-2004: 30 ANOS – 30 CANÇÕES” 1. MENINA DOS OLHOS TRISTES (José Afonso) 2. CANCIONEIRO DO NIASSA (Cancioneiro/ Laurent Filipe) 3. VAMPIROS (José Afonso) 4. OS EUNUCOS (José Afonso) 5. O MEU AMIGO ESTÁ PRESO (Tino Flores) 6. A MORTE SAIU À RUA (José Afonso) 7. ERA DE NOITE E LEVARAM (José Afonso) 8. MENINO DO BAIRRO NEGRO (Reinaldo Ferreira/ José Afonso) 9. CHARLATÃO (Sérgio Godinho/ José Mário Branco) 10. QUE FORÇA É ESSA (Sérgio Godinho) 11. CANTAR DA EMIGRAÇÃO (Rosália de Castro/ José Niza) 12. ARTE POÉTICA (Hélia Correia/ José Jorge Letria) 13. TROVA AO VENTO QUE PASSA (Manuel Alegre/ António Portugal) 14. DUAS MELODIAS (Luís Cilia) 15. CANTATA DA PAZ (Sofia Mello Breyner/ Rui Paz) 16. LIVRE (Carlos Oliveira/ Manuel Freire) 17. ERGUER A VOZ (António Macedo) 18. PEDRA FILOSOFAL (António Gedeão/ Manuel Freire) 19. FORMIGA NO CARREIRO (José Afonso) 20. GRÂNDOLA (José Afonso) 21. RONDA DO SOLDADINHO (José Mário Branco) 22. PORTUGAL RESSUSCITADO (Ary dos Santos / Fernando Tordo) 23. CARTEIRO EM BICICLETA (João Afonso) 24. QUEDA DO IMPÉRIO (Vitorino) 25. AI TIMOR (João Monge/ João Gil) 26. MÃE PRETA (PIratini e Caco Velho) 27. COM UM BRILHOZINHO NOS OLHOS (Sérgio Godinho) 28. CHULINHA (EU VIM DE LONGE) (José Mário Branco) 29. ROSALINDA (Fausto) 30. VENHAM MAIS CINCO (José Afonso)