CONCURSO "JANELAS E VARANDAS FLORIDAS": VAMOS COLORIR ESTARREJA!

segunda, 10 de maio 2004

“Vamos fazer com que o Concelho floresça. Vamos colorir janelas e varandas, personalizar portas e entradas, distinguir átrios e praças. Vamos colorir Estarreja” A operação «Florir Estarreja» já começou. A Câmara Municipal foi a primeira a dar o exemplo colocando as conhecidas sardinheiras nas varandas do Edifício dos Paços do Concelho e outras espécies florais nas entradas e janelas dos edifícios camarários. A partir desta segunda-feira, 10 de Maio, o desafio é lançado a toda a população. O Concurso “Janelas e Varandas Floridas”, promovido pela Autarquia, promete embelezar as 7 freguesias do Concelho. “Queremos mudar a imagem de Estarreja, começar a florir o Concelho, tornando-o mais agradável e aliado ao ambiente e à natureza”, diz Rita Pereira, do Sector de Higiene, Limpeza Pública, Parques e Jardins da Câmara. A participação no concurso não requer “grandes investimentos, basta um bocado de boa vontade”. A Autarquia conta “com a adesão das pessoas e apelamos à sua imaginação”, acrescenta Ana Roque, responsável pelo Sector. Durante a apresentação do Concurso, o presidente do Município, José Eduardo Matos, referiu que este é “mais um passo para que o Concelho seja agradável para viver. Não basta limpar bem os espaços públicos, recolher melhor os Resíduos Sólidos Urbanos e ter novos espaços verdes. É necessária uma atitude individual por parte dos estarrejenses”. Por isso, o autarca espera que o Concelho fique “mais florido e bonito”. “Nós já demos o exemplo. Os nossos edifícios já têm uma decoração floral”. O Concurso é aberto a todos os moradores e/ou comerciantes. As inscrições podem ser feitas nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal entre os dias 10 a 25 de Maio. Cada participante poderá concorrer com o número de janelas e/ou varandas floridas que entender. De entre os vencedores das 7 freguesias, o júri escolherá o vencedor do prémio “Estarreja, um Jardim à Beira Ria plantado – Concurso Janelas e Varandas Floridas”, a integrar nas Festas do Concelho. O regulamento do concurso está disponível no Balcão Virtual deste site.