ERASE recebe “ Luz Verde”

quinta, 11 de julho 2002

Na sequência das reuniões havidas, entre o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja José Eduardo de Matos com responsáveis pelo Instituto do Ambiente, e após a visita do Secretário de Estado do Ambiente, foi emitido novo parecer pela Comissão de Avaliação concluindo que a construção da Estrutura de Confinamento (EC) deve avançar de imediato . Assim, e numa perspectiva de intervenção a curto prazo, segundo o projecto de execução da EC, aí serão depositados os históricos resíduos resultantes da laboração do Complexo Químico. Salienta-se assim, finalmente, o parecer positivo do Instituto do Ambiente, permitindo desbloquear um processo que teve inicio há 7 anos ( Julho de 1995) e dar um grande passo em frente na luta do Edil Estarrejense relativamente à Estratégia de Redução dos Impactes Ambientais associados aos resíduos industriais depositados no Complexo Químico de Estarreja. Aguarda-se, agora, que o Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente garanta o financiamento e aprove o arranque do projecto, num primeiro passo comprovativo de que em Estarreja o ambiente está a mudar. Este histórico processo na redução do passivo acumulado representa a forte aposta ambiental do novo Executivo Municipal, assumindo que se tem, em Estarreja e no País , de “ resolver o passado e responsabilizar o presente”. Por sua vez, a execução da limpeza das valas, deverá constituir um projecto autónomo, devendo para o efeito ser prevista uma área de reserva, adjacente à EC, destinada ao confinamento dos sedimentos resultantes da operação.