DESPORTO PARA TODOS

segunda, 21 de junho 2004

CONVÍVIO DA 3ªIDADE: JOVENS DE ESPÍRITO A 21 de Junho, os utentes dos Lares e Centros de Dia do Concelho participaram, entre outras actividades, numa aula comum de Ginástica Geriátrica no Parque das Merendas, na Vila de Estarreja, passando o dia em convívio junto às margens do Rio Antuã, numa organização da EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja. Os idosos aproveitaram para mexer as pernas, esticar os braços, abrir e fechar as mãos, sempre em contacto com a natureza. José Pascoal, 96 anos, do Lar da Associação Humanitária de Salreu, foi um exemplo de boa forma física e disposição aparecendo na primeira fila de atletas sem errar no esquema de exercícios programados pela monitora Cristiana Santos, também coordenadora da EMDE. Mas antes da ginástica, exercitaram a mente. Recordaram músicas antigas que “puxam ao sentimento” e cantaram “com os olhos a brilhar, afastando a solidão”. Não faltaram os cantares à desgarrada e vivas a Portugal. Fernanda Beirão, 87 anos, do Centro de Dia de Canelas, ainda recitou uns poemas, dedicando um ao Presidente da Câmara, José Eduardo Matos, que marcou presença no convívio. “Mais uma vez nos juntamos, num convívio maravilhoso, pela Câmara convidados, para um almoço gostoso”. Entre cantos, risos e aplausos, houve ainda lugar para umas anedotas, algumas das quais, com pimenta q.b., num ambiente de “alegria com fartura”. Manuel Ferreira, 86 anos, utente no Centro Paroquial de Avanca, dizia que “gosto muito de fazer ginástica porque faz bem aos músculos e de rir pois faz bem ao coração. Este é um bom convívio para os mais velhos”. CONVÍVIO "+55" NA TORREIRA A 22 e 23 de Junho, realizou-se o Convívio Desportivo “+55”, na Praia da Torreira. As 8 turmas de maiores de 55 anos das aulas de ginástica da EMDE juntaram-se num convívio 'ao sol' no areal da Torreira. Ao mesmo tempo que praticaram actividade física, os atletas tiveram mais uma oportunidade para um são convívio. Actividades: Caminhada à beira mar, jogos com bola (futebol, voleibol), jogo do disco e outros. Almoço Partilhado (13h00) – Parque de Merendas junto à Igreja do S. Paio. Jogo da Malha, jogos de cartas e outros. As aulas de educação física "+55" decorrem até meados de Julho. SEMANA DA FAMÍLIA LEVA PAIS E FILHOS À ÁGUA Durante toda a semana, entre 21 e 27 de Junho, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal promoveu a Semana da Família, nas Piscinas Municipais de Avanca e Estarreja. Esta acção permitiu aulas conjuntas de pais e filhos, nos horários normais de classes. Nas aulas de natação das crianças foi permitida a presença na água de um dos pais; os filhos puderam participar nas aulas de natação de adultos e de hidroginástica. Esta acção tem como objectivo principal o reforço das relações das duas gerações, visando igualmente sensibilizar para a prática desportiva, no caso concreto a natação. MARCHA ÀS RIBEIRAS DE PARDILHÓ A semana terminou com uma Marcha às Ribeiras de Pardilhó, no âmbito da programação dos “Domingos em Movimento”. A 27 de Junho, na Marcha às Ribeiras de Pardilhó, os participantes descobriram as Ribeiras do Nacinho, Bulhas, Aldeia e Teixugueiras numa iniciativa aberta a toda a população.