PEÕES JÁ TÊM PASSAGEM SUPERIOR NA PÓVOA

quinta, 08 de julho 2004

A Rampa para Peões na Póvoa, junto à Ponte Desnivelada, na Vila de Estarreja, está já ao serviço da população. Pela importância que representa para a população interessada, esta sexta feira, pelas 19H00, a entrada em funcionamento da passagem é assinalado com presença do Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Matos, e dos moradores. Agora, integrada no Projecto de Modernização da Linha do Norte, a construção desta rampa, orçada em 70.650 euros, deriva ainda da supressão da antiga Passagem de Nível (PN), há cerca de 16 anos atrás, e vem satisfazer uma reivindicação antiga da população, melhorando o acesso pedonal ao centro da Vila. A eliminação da PN nunca correspondeu às expectativas dos moradores das Póvoas que a utilizavam, apesar da construção de uma escadaria do lado Norte da Passagem Superior. Muitos dos utentes continuaram a passar, ainda que clandestinamente, pelo local da antiga PN na Rua Conselheiro José Luciano Castro. Esta situação verificava-se mesmo após a construção de muros de betão destinados a confinar a plataforma da Linha do Norte no local, com todos os perigos e inconvenientes daí decorrentes. Agora, o problema é finalmente resolvido, 16 anos depois, de forma definitiva. A desnivelada para peões tem um cumprimento total de 95,20 metros. A solução escolhida implica uma maior funcionalidade – traduzida no menor percurso possível – comodidade e segurança para os utentes. A Câmara procedeu à limpeza do local, melhorou o acesso pedonal e colocou nova iluminação, essencial para a utilização nocturna da futura rampa. A autarquia tem em curso a intervenção na Ponte com vista ao alargamento dos passeios.