UNIFORMIZAÇÃO DE PLACAS TOPONÍMICAS: CERCIESTA PRODUZ NOVO MODELO

segunda, 12 de julho 2004

Descentralização de competências e co-responsabilização são os dois objectivos inerentes aos acordos de colaboração hoje assumidos entre a Câmara Municipal de Estarreja e as Juntas de Freguesia. A conservação de lavadouros públicos e a beneficiação e construção de passeios são obras transferidas para as Juntas, a par dos meios financeiros necessários. Por outro lado, pela primeira vez, vão ser colocadas Placas de Toponímia do Concelho, comuns a todas as Freguesias e que têm a particularidade de serem produzidas pela CERCIESTA. O novo modelo vai uniformizar a imagem das ruas de todo o Município. Esse é um “acordo inovador” orientado para uma imagem comum. “Com a colaboração da CERCI de Estarreja vamos melhorar a nossa toponímia”, ao mesmo tempo que “reconhecemos o grande trabalho que é desenvolvido na instituição”, disse o Presidente do Município, José Eduardo Matos, esta manhã, durante a apresentação das novas placas feitas com uma base em granito e compostas por seis azulejos que compõem o desenho final. Dada a importância histórica e cultural dos nomes designados para as ruas, as placas irão conter informação adicional (referências ao nome e actividade/profissão da pessoa a figurar em cada placa) quando se trata de personalidades da história local ou nacional ou de referências religiosas tradicionalmente ligadas aos lugares. A oficina de cerâmica da CERCI irá produzir, nesta fase, 400 placas que irão sendo distribuídas consoante os pedidos das Juntas. A “capacidade artística da CERCI está à altura” deste desafio, diz convicto Augusto Ferreira, presidente da instituição, que não deixou de realçar “a interligação existente entre a Câmara e a CERCI. Se não fosse a Câmara, a CERCI já tinha fechado portas”, disse, numa alusão aos diferentes apoios que vão sendo prestados pela Autarquia. A cedência de um terreno situado junto às instalações da CERCI traduz outra das formas do apoio da Câmara. Esta medida possibilitará à instituição avançar, dentro de alguns meses, com obras de ampliação que poderão estar concluídas até 2007. Lavadouros vão ser recuperados Referência histórica e cultural de um passado recente, os lavadouros do Concelho vão ser recuperados com o objectivo de preservar os nossos valores culturais e as nossas memórias. Estes lugares de trabalho, convívio e da história rural foram sendo abandonados e, consequentemente, foram-se degradando. É o caso de Fermelã onde existem 3 lavadouros. “Dois deles, o da Corja e o da Avenida da Igreja, necessitam de reparação urgente”, refere o Presidente da Junta de Freguesia de Fermelã, Sílvio Marques. O autarca sublinha que as estruturas “são ainda bastante utilizadas, inclusive, por pessoas de fora da terra”. A Câmara de Estarreja, no Plano Plurianual de Investimentos, inscreveu uma verba destinada a ser transferida para as Juntas de Freguesia, com o objectivo de efectuarem obras de conservação dos Lavadouros, reforçando a delegação de competências. Agora, essa competência passa a ser das Juntas. A Câmara entregará a cada uma das Juntas uma comparticipação financeira, em função das obras levadas a efeito e até ao montante global de 32.500 euros. Pardilhó e Fermelã quiseram ir mais longe na responsabilização de competências e assumem a construção e beneficiação de passeios. Para este fim, a comparticipação autárquica atingirá um montante global de 13.750 euros.