PASSAGEM SUPERIOR NA RUA S. SALVADOR: SOLUÇÃO SATISFAZ MORADORES

terça, 13 de julho 2004

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, enviou esta tarde uma informação ao IEP – Instituto de Estradas de Portugal onde formaliza a autorização para o avanço das obras do IC1 na Rua de S. Salvador, Avanca. “Estamos mais seguros. A luta está a acabar”, desabafou um avancanense no momento em que o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, reuniu com os moradores de Lagoa/Arada para dar conta da garantia do IEP que assegura a construção de uma passagem superior na Rua de São Salvador, no âmbito das obras do sublanço do IC1 que liga Angeja (Albergaria – A – Velha) a Maceda (Ovar). A solução em causa foi a escolhida, após a apreciação técnica de quatro hipóteses apresentadas pela concessionária LUSOSCUT. De acordo com o mapa de planeamento da obra, as obras de arte deverão estar concluídas em Março de 2005. “Compete ao empreiteiro a execução dessa programação, nomeadamente para a obra de arte em causa, e à Concessionária LUSOSCUT, a fiscalização da obra e a consequente averiguação pelo cumprimento dos prazos de execução”, lê-se na informação do IEP datada de 9 de Julho. Nesse mesmo dia, o Autarca deslocou-se à Rua de S. Salvador para reunir com os moradores (FOTO), tendo-se decidido autorizar o início das obras, verificadas as garantias do IEP e o cronograma proposto para a solução escolhida de restabelecimento da Rua de S. Salvador. É assim dada resposta à reivindicação da população que vê na construção da ponte desnivelada a alternativa à Rua de São Salvador, único acesso aos lugares de Lagoa e Arada, que será destruído com a passagem do IC1. A Câmara Municipal esteve, desde a primeira hora, ao lado dos moradores defendendo o justo restabelecimento das ruas onde existam habitações.