PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

quinta, 15 de julho 2004

A Câmara Municipal de Estarreja tem em fase de implementação o Plano Municipal de Segurança Rodoviária. Uma das prioridades assumida pelo Município é travar a sinistralidade de peões. O Plano tem em marcha 6 medidas principais cujo objectivo é reduzir os índices de sinistralidade rodoviária. 1 Sinalização nas Escolas Dada a proximidade de estabelecimentos de ensino, nas ruas de travessia de crianças, os automobilistas deverão ter o máximo de atenção pelo que a Câmara aposta no reforço da sinalização de segurança. Antes das passadeiras serão colocadas bandas redutoras de velocidade, de forma a “obrigar” os condutores a circular com velocidades seguras. Criação de novas passadeiras e as existentes serão pintadas. Todas elas serão sinalizadas com sinais de informação da existência das mesmas. Sinalização complementar, nomeadamente de que se tratam de vias onde circulam crianças. São 7 os estabelecimentos de ensino já contemplados com este plano: Escola Básica (EB) 1 da Póvoa de Baixo, EB 2 3 Padre Donaciano, EB 1 e Jardim-de-infância do Agro, Escola Secundária na Vila de Estarreja, EB 2 3 Egas Moniz de Avanca, EB Integrada de Pardilhó e EB 1 do Pinheiro, Veiros. A política de trânsito da autarquia visa a redução do risco de atropelamento das crianças. A segurança dos peões está no topo das prioridades camarárias. 2 Ordenamento do Trânsito Concelhio Orçado em 300 mil euros, está em execução o Plano de Ordenamento do Trânsito Concelhio: Novas Posturas de Trânsito nas 7 Freguesias. Estabelecimento de sentidos únicos de forma a diminuir o número de pontos de conflito Plano Global de Estacionamento Aquisição de Sinalização 3 Construção de Passeios O investimento camarário em todo o Concelho, durante este ano, vai ultrapassar os 400 mil euros. A intervenção com novos passeios abrangerá as 7 freguesias. A Estrada Nacional 109, no centro de Avanca, foi apontada como um ponto negro para peões e ciclistas devido à falta de passadeiras e bermas na estrada. A autarquia deu-lhe prioridade e já resolveu este problema de insegurança, com a elevação e construção de passeios, dando um novo aspecto ao centro da Vila avancanense. 4 Remodelação de Sinalização a Estrada Municipal 565 em Fermelã, que liga a E.N. 109 a Albergaria – a – Velha (abrangendo a Rua de São João, Rua Oliveira, Rua do Areeiro, Rua da Nossa Sr.ª dos Prazeres); b Estrada de ligação Estarreja – Veiros até ao limite do concelho (abrangendo a Rua Miguel Valente de Almeida, Rua João Augusto Sousa Fernandes, Rua João Assis, Rua Dr. Manuel Marques Pires e Rua Fernando Assis Pacheco); c Estrada de ligação Estarreja – Pardilhó (abrangendo a Rua António da Silva Pinho, Gândara de Pardilhó, Rua Professora Cecília, Rua D. Francisco Nunes Teixeira e Estrada de São Filipe). Acções: Implantação de passadeiras para peões, precedidas de bandas cromáticas e de bandas redutoras de velocidade (devidamente sinalizadas); Linhas brancas contínuas, proibindo a ultrapassagem; Reforço dos limites de velocidade junto aos aglomerados habitacionais; Colocação de placas de informação (direcção a seguir). As estradas têm sido alvo de obras de melhoramento o que propicia o desrespeito às normas de velocidade, aumentando o risco para os seus utentes. As medidas tem o objectivo de fazer com que os automobilistas cumpram as regras estabelecidas. 5 Iluminação de Vias Está em curso nas 7 Freguesias do Concelho um conjunto de intervenções que visa o reforço e remodelação dos pontos de luz, estando prevista a colocação de cerca de 2000 unidades. 6 Interacção com o IEP – Instituto de Estradas de Portugal - Reivindicação de obras/beneficiações/sinalização nas estradas nacionais que atravessam o Concelho (EN 109, EN 109.5, etc.) - Reforço da “urbanização” dos troços nas localidades, com mais passeios e semáforos, dando prioridade aos peões. Segundo estudos internacionais, um peão atropelado por um veículo a 30 Km/H tem 5% de hipóteses de morrer. A 50 Km/h o grau de possibilidade de morte sobe para os 50%. A 70 Km/h a vítima tem quase 100% de hipóteses de não sobreviver.