ICI ENTRE ESTARREJA E MACEDA EM FUNCIONAMENTO

sexta, 01 de outubro 2004

Já se circula no lanço do Itinerário Complementar nº 1 (IC1) entre Estarreja e Maceda, Concelho de Ovar. “O moderno troço de 15 Kms é mais uma alternativa de e para o norte, reforçando a acessibilidade ao Concelho de Estarreja com uma nova auto – estrada, também descongestionando o tráfego em Avanca”, reage o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos. Contudo, aos olhos do Autarca, a solução actual, sem a construção da via entre Estarreja e Angeja, implica três pontos fundamentais. O primeiro a ter em conta é “negativo”. “Gostaria que também ontem tivesse sido possível inaugurar o IC1 a poente da linha-férrea, apesar das conhecidas dificuldades ambientais que se colocam ao compromisso governamental. A esse nível, continuamos a aguardar uma decisão”, adianta José Eduardo de Matos. O dossier encontra-se na Secretaria de Estado das Obras Públicas. Por outro lado, o Presidente do Município estarrejense refere dois aspectos que considera positivos. O primeiro é que “o compromisso de não construir a via a nascente está a ser cumprido. O segundo é que esta abertura implicará a necessidade de rapidamente se tomarem decisões e assegurarem ligações complementares ao IC1”, remata.