AMPLIAÇÃO DA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA: SEM INTERRUPÇÕES

quarta, 13 de outubro 2004

Ter para cada local a iluminação mais adequada é a exigência à qual a Câmara Municipal de Estarreja procura dar resposta através da ampliação e beneficiação da Rede de Iluminação Pública do Município de acordo com as prioridades estabelecidas pela Autarquia, em concordância com os anseios das Juntas de Freguesia. No primeiro semestre de 2004, a Autarquia investiu em novos equipamentos, nomeadamente em mais de mil novas luminárias e apoios. Feitas as contas, foram colocados 4600 metros de novos cabos eléctricos nos 6 primeiros meses do ano. 20 Locais de Avanca mais iluminados A Câmara projectou 20 intervenções para a Freguesia de Avanca para o primeiro semestre de 2004. As melhorias na rede de iluminação pública, reforçando substancialmente a sua qualidade, já são visíveis. O Beco das Cavadas, Santo André, é um dos pontos beneficiados. A “imensa e medonha escuridão” não vai deixar saudades a Agostinho Dias, morador naquele local. Numa saída à noite era inevitável sentir “medo”, conta o avancanense para quem a iluminação é essencial. Maria Adelina Vieira partilha da mesma opinião. ”Quando é o tempo do milho, mete medo e eu vivo sozinha com a minha filha”, afirma acrescentando que o problema já se arrasta “há seis anos” e só agora foi resolvido. Os 20 locais onde foi melhorada a iluminação são os seguintes: Rua da Congosta; Rua dos Buxos; Beco da Rua do Porto Brejo; Beco da Rua da Areia; Rua José das Canjas; Travessa das Leitas, Sobral; Travessa das Patancas; Travessa da Rua das Paredes; Travessa dos Estarrejeiros, Sobral; Beco das Cavadas, Santo André; Rua da Indústria, Água Levada; Beco da Rua do Pinheiro; Rua das Corgas; Beco na Travessa do Mercado; Rua do Monte; Travessa da Rua da Associação Atlética de Avanca; Beco na Rua das Meias; Estrada Real; Rua Padre Silvão e Peneda. Velhos problemas são solucionados Em Salreu, a Câmara acaba de colmatar uma “carência existente há vários anos”, adianta o Presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Henriques, referindo-se à intervenção em 7 ruas (Rua da Ladeira, Rua do Ribeiro da Ladeira, Rua Francisco Marinheiro, Rua Cónego Rebelo dos Anjos, Rua da Cavada, Rua da Santa Cristina, Rua de Salreu) onde foi melhorada a iluminação pública com uma centena de novos pontos de luz. Joaquim Henriques vê nesta a “primeira alteração de fundo na iluminação pública das ruas de Salreu” onde “armaduras e lâmpadas antigas” foram substituídas por novas. “A iluminação era precária e degradada, estava em péssimas condições”. O autarca salreense faz notar que “a Câmara tem vindo a fazer um grande esforço para melhorar a iluminação”. Iluminação é sinal de segurança À imagem do que tem vindo a acontecer em todo o Concelho, as Ruas Murtório e da Amoladeira, na Freguesia de Fermelã, já têm iluminação pública. O Presidente da Junta de Freguesia, Sílvio Marques, dá conta da importância da intervenção numa zona onde “não havia iluminação”. “É muito importante pois, apesar de não haver casas, estas são ruas de muito movimento”, salienta o Autarca que se mostra satisfeito com a intervenção, sinal de mais segurança para quem lá passa. Bairro antigo com novos postes Está em curso a remodelação da iluminação pública no Bairro da Teixugueira, Freguesia de Beduído, no seguimento de um conjunto de intervenções para melhorar a qualidade de vida daquela antiga urbanização social. O equipamento existente está danificado e vandalizado tendo a Câmara decidido substituir os postes e reforçar a iluminação, permitindo dar ao exterior do bairro um aspecto mais moderno, agradável e seguro. “Quando venho à janela à noite, não se vê nada”, confirma uma moradora do Bairro, ao mesmo tempo que observa a operação de colocação de novos equipamentos. O reforço da iluminação pública é uma medida aplaudida pela moradora. “Quanto mais iluminação, melhor”, remata salientando que agora cabe aos habitantes da zona conservar as novas estruturas.