PROGRAMA "3ª IDADE" DA EMDE: AULA SEMANAL REÚNE INSTITUIÇÕES DE IDOSOS

quarta, 13 de outubro 2004

A 12 de Outubro, os utentes das Instituições da Terceira Idade do Concelho participaram na primeira aula comum de Ginástica Geriátrica promovida pela EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja. A partir de agora, as sessões deixam de ser ministradas nos Lares e Centros de Dia. O Pavilhão Municipal de Estarreja passa a ser o palco do encontro semanal de cerca de oito dezenas de idosos, todas as terças feiras, a partir das 14H30. O programa da EMDE destinado à Terceira Idade ocupa os utentes das instituições de idosos do Concelho com actividades lúdicas de recreação e lazer proporcionando oportunidades de sociabilização, confiança pessoal, a independência funcional e o bem-estar geral para além dos comprovados benefícios no âmbito da saúde. “Faz bem à saúde e diverti-me”, diz com um sorriso Maria Cidalina Sousa, 71 anos, do Centro S. Tomé de Canelas, no final da sessão. A diminuição do sedentarismo é a missão destas aulas semanais. “É mais do que positivo. Nesta época de Inverno, interessa que aconteçam estas coisas para tirá-los de casa e obrigá-los a mexerem-se”, realça Manuel Silva, voluntário no Centro Paroquial de Avanca dizendo ainda que “é óptimo o encontro com os outros”. Com 90 anos de vida, Maria Natividade Almeida, utente da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, também sublinha o lado de sociabilização proporcionado pelas aulas. “Aprecio falar e ouvir e aqui é outro convívio”, exclama. No Pavilhão Municipal, “ainda é melhor porque temos mais espaço e muita gente”. Esta tarde, esta simpática estarrejense gostou dos exercícios com a bola e confessou que “se fosse nova seria jogadora”. A primeira aula desta nova época contou com a presença de uma turma da acção de formação profissional em Geriatria, promovida pelo Centro de Formação Profissional de Aveiro e em curso na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. O grupo fez uma visita de estudo a Estarreja. Treze mulheres desempregadas dos Concelhos de Estarreja, Murtosa e Albergaria – A – Velha frequentam, em horário laboral, a acção, com uma duração de dois anos, que permitirá a obtenção da equivalência ao 9º ano de escolaridade e do diploma de Auxiliar de Geriatria. Ontem à tarde, as formandas tiveram a oportunidade de lidar com os idosos e perceber as actividades desenvolvidas pela EMDE junto deste público específico. “É útil estar em contacto directo com eles”, afirma Fátima Matos, de Avanca, que espera conseguir um lugar no mercado de trabalho assim que terminar o curso em 2006.