COLÓQUIO "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VIA PARA A VIDA ACTIVA"

segunda, 08 de novembro 2004

A Delegação de Estarreja da APD - Associação Portuguesa de Deficientes promove um colóquio subordinado ao tema "Educação Inclusiva, Via para a Vida Activa". A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal. A palestra decorre no dia 12 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Estarreja. Programa 9H00 - Abertura do Secretariado 9H30 - Sessão de Abertura Governador Civil de Aveiro Presidente da Câmara Municipal de Estarreja Presidente da Direcção da Delegação Local da APD de Estarreja Painel de Intervenções 10H00 - Vereador da Câmara Municipal de Estarreja 10H20 - Dra. Isabel Palha 10H40 - Representante do Sector da Educação 11H00 - Presidente da Direcção Nacional da APD 11H20 - Debate 12H30 - Encerramento Destinatários: Professores Psicólogos Técnicos de serviço social Técnicos que directa ou indirectamente intervêm na educação Autarcas Associações de Pais e Encarregados de Educação Estruturas sindicais Associações de estudantes Público em geral Objectivos: Sensibilizar para a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência. Sensibilizar para o dever moral dos Estados em assegurar oportunidades iguais de acesso a serviços de qualidade, a todos os alunos, que lhes permitam o sucesso, a ser educados em ambientes inclusivos, em turmas regulares das escolas da área das suas residências. Educação Inclusiva “A educação inclusiva é uma aproximação centrada no desenvolvimento que procura acautelar as necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos com deficiência com uma incidência particular nos que são mais vulneráveis à marginalização e exclusão. O princípio da educação inclusiva foi adoptado na Conferência Mundial sobre Educação para as Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade (Salamanca, Espanha, 1994) e foi sustentada no Fórum Mundial sobre Educação (Dakar, Senegal, 2000). Esta ideia de inclusão é suportada pelas Regras Gerais das Nações Unidas sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência que proclama a participação e igualdade para todos”. UNESCO.