SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA: FALTA ILUMINAR E SINALIZAR A A29

segunda, 29 de novembro 2004

A Câmara Municipal de Estarreja alerta para a falta de iluminação e de sinalização na A29, no acesso ao nó de Estarreja, onde já se deram vários acidentes desde a inauguração da via rápida em Setembro. “É urgente intervir no reforço de segurança”, reclama a Autarquia. O assunto já foi colocado ao IEP – Instituto de Estradas de Portugal tendo sido referido pelo Vice – Presidente da Câmara de Estarreja, Abílio Silveira, na última reunião da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária (CDSR) onde foram analisados os números da Sinistralidade Rodoviária relativos ao período de Janeiro a Setembro de 2004. Estarreja acompanha a curva descendente verificada no Distrito de Aveiro. A iluminação na ligação da A29 à A1 e à EN109 “é completamente inexistente e após vários avisos ao IEP nada foi feito”. A fraca sinalização é outra carência grave. A Câmara entende como “urgente e de extrema importância a resolução dos problemas”. Os condutores que circulam na A29 não se apercebem da existência da rotunda na chegada a Estarreja. A Autarquia considera que “são situações de extrema relevância para a segurança de todos e que se encontram abandonadas desde o dia da inauguração”. O representante estarrejense chamou ainda a atenção para a necessidade de colocação correcta e completa de sinalização pelo IEP, focando uma situação que considera contribuir para o aumento do tráfego automóvel no troço da EN109 que atravessa o Concelho. O tráfego de média e/ou longa distância que segue no sentido sul – norte sai do IP5 na zona de Estarreja e encontra uma placa de informação que indica Espinho/Ovar pela EN109. Abílio Silveira considera essa indicação insuficiente ao não sugerir a alternativa pela A1 e apela a um “maior cuidado na colocação de sinalização pelo IEP”. O reforço de sinalização, o arranjo e requalificação da EN109 bem como o maior patrulhamento pela GNR nesta estrada são outras exigências da Autarquia. EVOLUÇÃO DA SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA NO CONCELHO Analisando os elementos estatísticos referentes ao período de 1 de Janeiro a 30 de Setembro de 2004, regista-se uma diminuição do número de acidentes com mortos e/ou feridos graves (- 3), do número de mortos (- 2) e de feridos graves (- 4) relativamente ao mesmo período do ano anterior. O número de acidentes desceu de 14 em 2003 para 11 em 2004. A sinistralidade é mais alta dentro das localidades onde se registaram 7 acidentes. Nos primeiros 9 meses do ano, morreu 1 pessoa vítima de acidente de viação. Em 2003 tinham morrido 3 pessoas. Os feridos graves diminuíram de 17 em 2003 para 13 em 2004. Quanto à natureza dos acidentes, as colisões ocorreram em maior número (6). Registaram-se ainda 2 despistes e 1 atropelamento. As causas prováveis dividem-se entre velocidade excessiva (2), ultrapassagens (1), desobediência de sinalização (1), desrespeito pelas regras de cedência de passagem (2) e outras (5). Em termos distritais, a CDSR conclui que se mantém a tendência de diminuição da sinistralidade rodoviária tendo ocorrido 207 acidentes dos quais resultaram 55 mortos e 183 feridos graves. Diminuiu quer o número de acidentes (- 27), de vítimas mortais (- 7) e de feridos graves (- 50). Quanto à localização dos acidentes, continua a ser dentro das localidades que ocorrem o maior número de acidentes (67,63%). No que respeita à natureza dos acidentes houve um aumento de atropelamentos (+ 9) e diminuíram as colisões (- 40). Os dados disponibilizados pela GNR/BT mostram que o número de acidentes baixou no IC2/EN1 (- 66), IC1/EN109 (- 17) e A1 (- 89), enquanto que o IP5 regista o mesmo número de acidentes (187). PREVENÇÃO RODOVIÁRIA A Câmara Municipal de Estarreja aderiu à Campanha “Pare para Ver e Ser Visto”, a frase que os estarrejenses vão passar a ler nas novas passadeiras a colocar no Concelho. Ao abrigo dessa campanha, a Prevenção Rodoviária Portuguesa cria novos pontos de passagem de peões onde estão incluídas mensagens de alerta aos utentes que circulam a pé. A acção estipula uma relação de uma passadeira por cada mil habitantes. O Concelho de Estarreja terá direito a 29 novas passadeiras. De acordo com a iniciativa de cariz nacional, outra das acções a realizar será a pintura de frases junto às passadeiras de forma a sensibilizar os peões para o cuidado a ter no momento em que se preparam para atravessar a via. Por sua vez, a Câmara Municipal vai proceder à pintura de 15 passadeiras e, numa acção inovadora, avançar para a sinalização luminosa de passadeiras em 35 locais do Concelho.