FONTES DE ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO

terça, 30 de novembro 2004

A água que brota das fontes públicas não é de confiança. As últimas análises efectuadas à qualidade da água volta a confirmar isso mesmo. O mapa das fontes vigiadas pelo Centro de Saúde de Estarreja revela apenas uma com água própria para consumo, a Fonte do Fojo, situada na Freguesia de Avanca. As amostras para as análises foram recolhidas no dia 8 de Novembro, com excepção da Fonte das Éguas, cujas amostras foram recolhidas no dia 15 de Novembro. O serviço é efectuado pelo Laboratório Distrital de Saúde Pública por requisição do Centro de Saúde de Estarreja. Num universo de 12 fontes analisadas, a má qualidade da água, devido a contaminação bacteriológica, foi detectada nas Fontes do Falcão e da Zangarinheira, AVANCA; Éguas e Cocieira, BEDUÍDO; Cabreiro, Marceneira, Afeiteira e Tanque Nora, CANELAS; Ferreiros e Subida da Sr.ª do Monte, SALREU. A Fonte do Valdujo, SALREU, encontrava-se sem água. Apenas a Fonte do Fojo, AVANCA, cumpre os parâmetros legais e pode ser utilizada para consumo humano. A Câmara Municipal de Estarreja desaconselha o consumo da água das fontes, ao mesmo tempo que garante água da rede pública de qualidade. Assim vêm demonstrando as análises feitas periodicamente à água da rede de acordo com um plano anual de controlo e que os Munícipes podem consultar na página da Câmara na Internet em www.cm-estarreja.pt.