ÁRVORES DE NATAL ECOLÓGICAS ENFEITAM O CONCELHO

terça, 07 de dezembro 2004

Os alunos da Educação Pré-Escolar, do 1º Ciclo do Ensino Básico e da CERCI de Estarreja estão a criar Árvores de Natal Ecológicas. Os tradicionais enfeites e iluminações são substituídos por latas, embalagens de plástico, papel e cartão, numa acção no âmbito do projecto de Educação Ambiental proposto aos estabelecimentos da Rede Pública e das IPSS pela C.M.E. O Sector de Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja apela, assim, à consciência ambiental e à criatividade dos alunos na reutilização de materiais usados. Esta actividade pretende contribuir para uma nova perspectiva sobre como os resíduos são encarados e, através da sensibilização dos mais novos, chegar às famílias e à prática generalizada da separação dos lixos. Em 25 Árvores de Natal “verdes”, o lixo vai ser reaproveitado. Os trabalhos estarão em exposição até meados de Janeiro, nas Escolas e em espaços públicos. Aqui fica a lista dos autores e respectivos locais de exposição: Associação Humanitária de Salreu – Piscina Municipal de Estarreja; Centro Paroquial de Avanca – Hospital Visconde de Salreu; Centro Paroquial de Canelas – Largo do Campo da Cruz, Canelas; Centro Paroquial de Pardilhó – Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó; CERCIESTA (Beduído) – Rotunda das Bateiras, Vila de Estarreja; Escola Básica Integrada de Pardilhó – Rotunda de acesso a Pardilhó na EN 109; Escola da Bandeira (Avanca) – Largo de S. Sebastião, Avanca; Escola da Congosta (Avanca) – Piscina Municipal de Avanca; Escola da Póvoa (Beduído) – Jardim do Centro de Saúde de Estarreja; Escola da Sra. do Monte (Salreu) – Largo da Sr.ª do Monte, Salreu; Escola da Terra do Monte (Fermelã) – Junta de Freguesia de Fermelã; Escola das Cabeças (Veiros) – Largo da Igreja de Veiros; Escola das Laceiras (Salreu) – Rotunda de Salreu; Escola de Água Levada (Avanca) – Junta de Freguesia de Avanca; Escola de Canelas – Jardim da Junta de Freguesia de Canelas; Escola de Pinheiro (Veiros) – Unidade de Saúde e Junta de Veiros; Escola de Santo Amaro (Beduído) – Largo da Junta de Freguesia de Beduído; Escola de Vale de Castanheiro (Salreu) – Unidade de Saúde de Salreu; Escola do Agro (Beduído) – Casa dos Magistrados, Vila de Estarreja; Escola do Mato (Avanca) – Biblioteca Municipal de Estarreja; Escola do Paço (Beduído) – Logradouro da Casa Municipal da Cultura, Vila de Estarreja; Escola do Roxico (Fermelã) – Largo da Igreja de S. Bartolomeu, Fermelã; Escola João de Deus (Salreu) – Edifício dos Paços do Concelho (foto 1); Fundação Benjamim Dias Costa (Avanca) – Pç. Francisco Barbosa, Vila de Estarreja (foto 2); Santa Casa da Misericórdia (Beduído) – Rotunda das Póvoas, Beduído.