PARQUE DO ANTUÃ E IGREJA DE S. BARTOLOMEU RECEBEM APOIO ESTATAL

sexta, 17 de dezembro 2004

A Administração Central vai comparticipar a construção do Parque Municipal do Antuã e a conclusão das obras da Igreja de S. Bartolomeu, num valor global de meio milhão de euros. Os acordos de financiamento foram assinados e promulgados pelo Secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, em Estarreja. A construção da Igreja de S. Bartolomeu, da responsabilidade da Comissão Fabriqueira da Igreja de Fermelã e em curso no lugar do Roxico já absorveu cerca de “60 mil contos”, adiantou o Pároco da Freguesia de Fermelã, Franklim do Couto e Pacheco, sem converter a quantia em escudos pois o projecto é do tempo dessa moeda, já se arrasta há 11 anos. Para esta fase final, o apoio do Governo ronda os 50 mil euros. Os promotores da obra esperam ver a Igreja pronta em meados do próximo ano, a tempo do S. Bartolomeu em Agosto. O Padre deixou o desabafo: “já me custa ver o tijolo à vista. Estamos numa fase em que é preciso acabar a obra”. Em plena época natalícia, o Pároco vê neste protocolo de financiamento uma “boa prenda do Menino Jesus que age através das pessoas”. Sendo assim e neste caso específico “o Secretário de Estado foi o delegado do Menino Jesus”, rematou, reconhecendo o empenho do Governador Civil e do Presidente da Câmara Municipal. O Parque Municipal do Antuã, em construção no centro urbano de Estarreja, Freguesia de Beduído, por iniciativa da Câmara Municipal, custará 1.055.732€. O valor da comparticipação estatal ultrapassa os 400 mil euros. O arquitecto da Câmara, Paulo Reis, apresentou o projecto ao Secretário de Estado. O objectivo da intervenção é a “requalificação de toda a zona” localizada no núcleo urbano da Cidade além do que será um espaço de fruição destinada a toda a comunidade. O primeiro Parque Urbano e de Lazer de Estarreja “é o espelho daquilo que queremos para a nossa terra”, disse por sua vez o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, lembrando que esta aspiração atravessou “todos os executivos democráticos e só agora é possível concretizar esta obra emblemática”. O Autarca deixou garantias de que “não vamos ficar por aqui” dando como exemplos o futuro Parque do Mato, o Largo de Santo Amaro, a requalificação do Centro Cívico de Pardilhó e das Ribeiras do Concelho. Estes apoios da Administração Central pretendem “dar resposta a uma série de iniciativas locais”, referiu o Secretário de Estado. Sobre o Parque Municipal do Antuã, José Cesário considerou ser uma “obra ambiciosa e fundamental para o futuro do aglomerado urbano” e que vai contribuir para “a qualificação urbana e ambiental” de Estarreja. Visto como “um ponto de encontro da uma comunidade”, o equipamento religioso do lugar do Roxico vai “finalmente ver o seu fim”. E porque os contratos de financiamento assinados “têm efeito imediato”, realçou o Secretário de Estado.