CARTÃO SÉNIOR MUNICIPAL: MEIA CENTENA JÁ ADERIU

quarta, 24 de agosto 2005

O Cartão Sénior Municipal conta com mais de meia centena de adesões. A medida de apoio aos idosos, uma franja da população mais desprotegida, pretende contribuir para a dignificação e melhoria das condições de vida dos cidadãos com mais de 65 anos. O Cartão Sénior de Estarreja proporciona benefícios a idosos reformados e pensionistas do Concelho com idade igual ou superior a 65 anos, destacando-se uma medida inovadora, a comparticipação na aquisição de medicamentos. Percentagens de adesão tendo em conta diversas variáveis: Freguesia Dos 56 idosos que aderiram ao Cartão Sénior, 47% pertencem à Freguesia de Beduído. Salreu e Pardilhó registam 16% de adesões cada. Segue-se Avanca com 14%. 7% dos idosos são da Freguesia de Veiros. Fermelã e Canelas ainda não acusam inscrições. Estado Civil 59% dos Seniores são casados, 30% viúvos e 11% solteiros. Idade 44% encontram-se entre os 60 e os 70 anos; 43% situam-se na faixa etária dos 70/80 anos; 11% têm entre 80 a 90 anos e 2% situa-se no grupo dos 90/100 anos. Rendimento 40% dos 56 idosos têm um rendimento que ronda entre os 200 e os 300 euros. Com um rendimento mensal menor, entre os 100 e os 200 euros, vivem 29% dos idosos. 21% recebem todos os meses entre 300 a 400 euros. Os restantes 10% têm um rendimento acima dos 400 euros. Adesão dos comerciantes ainda pouco significativa A adesão dos comerciantes é fundamental para o êxito do Cartão Sénior Municipal. Com a colaboração da Associação Empresarial SEMA foi distribuído um inquérito pelos agentes comerciais do Concelho, ao qual responderam apenas 27 comerciantes, provenientes na sua maioria do centro da Cidade. 55% classificam a iniciativa de muito boa. 30% acham que é uma boa medida e 15% consideram-na razoável. 33% dos inquiridos já tinham conhecimento da implementação do Cartão enquanto que 67% admite que não. Na opinião de 52% dos comerciantes, a medida vai contribuir de forma significativa para o bem-estar dos idosos enquanto que 41% considera que pouco contribui. 7% acham que o Cartão Sénior não vai mudar em nada o bem estar desta camada da população. A grande maioria, 74%, está totalmente de acordo com a criação do Cartão Sénior. 18% não têm opinião e 8% não concorda com a medida. Sobre a sua disponibilidade de participação, 63% mostra-se interessado e 37% não. Benefícios do Cartão Sénior Municipal a) Bilhetes gratuitos de entrada (em número limitado e pré definido) nos espaços e actividades culturais promovidos pela Câmara Municipal de Estarreja; b) Isenção no pagamento das entradas nas piscinas municipais; c) Possibilidade de isenção no pagamento das entradas nos espectáculos culturais e desportivos das Colectividades do Concelho que venham a celebrar protocolos de cooperação com a Câmara Municipal; d) Possibilidade de descontos em estabelecimentos comerciais em bens e/ou serviços prestados por empresas locais que venham a celebrar protocolos de cooperação com a Câmara Municipal. Aos titulares do Cartão cujo rendimento mensal global não exceda os 70% do Salário Mínimo Nacional, serão ainda concedidos os seguintes benefícios: a) Isenção do pagamento de consumo de água para fins domésticos e das tarifas de saneamento até 3m3; b) Redução de 50% no custo de ligação domiciliária de água, incluindo a ligação do contador; Comparticipação de 25% da parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde na medicação adquirida mediante receita médica. O regulamento de atribuição do Cartão Sénior pode ser consultado na Internet no Balcão Virtual da página www.cm-estarreja.pt.