SALREU E VEIROS: MUNÍCIPES PODEM PEDIR LIGAÇÃO AO SANEAMENTO

quinta, 22 de setembro 2005

Pela primeira vez, a Vila de Salreu tem saneamento. A primeira fase está ao dispor da população. A empreitada envolveu um investimento de 2.914.903,13 euros e significa um índice de cobertura de 78% da Freguesia. Os 3 mil habitantes abrangidos por esta fase podem agora pedir a ligação à rede de esgotos. O acto simbólico de ligação decorreu junto à sede da Banda Visconde de Salreu. No que diz respeito à primeira fase de saneamento falta realizar o troço da EN 1-12 entre Campinos e a Rotunda de Salreu (saneamento e águas pluviais) – que aguarda a intervenção na EN 1-12 cujo concurso público, conjunto com a Câmara Municipal de Albergaria – A – Velha, se encontra na fase de abertura de propostas – e a ligação da rede na Ladeira e Ribeiro da Ladeira. Em Veiros, a Ribeira de Veiros serviu de pano de fundo ao acto simbólico de ligação da Freguesia ao Saneamento. Com a conclusão da empreitada de construção das infraestruturas de saneamento e com a ligação efectuada o ano passado na Urbanização da Póvoa de Baixo, a Freguesia passa a ter uma cobertura total de 95%, abrangendo 2500 habitantes. As obras levaram dois anos e consumiram um investimento de 3.042.775,20 euros. “As descargas (de esgotos) têm que acabar”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, realçando que agora cabe aos Veirenses solicitar a ligação à rede. Querendo desde já contribuir para a melhoria ambiental da sua Freguesia, Honorina Silva, 75 anos, diz que “tenho tudo preparado para a ligação ao saneamento que me está a fazer muita falta”. E os motivos são óbvios. “A fossa não é a melhor solução”. Desde 2001, foram investidos em saneamento no Concelho de Estarreja 17,5 milhões euros, dos quais 10,5 milhões foram financiados pelos fundos comunitários e 7 milhões suportados pela Câmara Municipal. Os Munícipes podem solicitar informação junto do GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho.