HOSPITAL VISCONDE DE SALREU CONCLUI 1ª FASE DE MODERNIZAÇÃO

quarta, 28 de setembro 2005

A primeira fase do Projecto de Modernização dos Equipamentos e das Instalações do Hospital Visconde de Salreu está na recta final. Este ano, já foram investidos cerca de 261 mil euros em equipamentos médico-cirúrgicos, mobiliário hospitalar, instalações e estudos e projectos no âmbito do Projecto de Modernização do Hospital. Até ao final do ano está programado o investimento de 250 mil euros. Os equipamentos médico-cirúrgicos e o novo mobiliário para as enfermarias do Internamento, para os gabinetes das Consultas Externas, para o Bloco Operatório e para o futuro Hospital de Dia absorveram 225 mil euros. “Estamos a fazer um grande esforço para a modernização do equipamento e mobiliário. Toda a Enfermaria tem equipamento novo. Os profissionais têm excelentes condições de trabalho”, referiu Olinto Ravara, do Conselho de Administração, durante a visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, à unidade hospitalar. O Autarca ficou a conhecer as melhorias implementadas. Os restantes 36 mil euros foram aplicados na melhoria da enfermaria de homens e de algumas salas de trabalho, na aquisição de equipamentos administrativos e informáticos e no estudo e aplicação e um modelo específico de gestão de activos patrimoniais. Maria Inês Pinto, Avanca, está internada no Hospital e constata que os “cuidados de saúde melhoraram. Tinha cá estado há 18 anos e vejo muitas diferenças. Está bastante mais confortável”. Também de Avanca, Cândida Santos regressou à Enfermaria depois de ter estado internada no início do ano. Neste espaço de tempo encontrou melhorias. “As camas são mais confortáveis. Até nós próprios conseguimos manobrar as camas”, exclamou a Utente. “Um Hospital moderno, bem equipado e com pessoal qualificado e motivado, é condição fundamental para a prestação de mais e melhores cuidados de saúde à população”, considera a Administração da unidade hospitalar. Tem-se vindo a “desenvolver um conjunto de acções que procura dar reposta às graves carências do nosso Hospital, tanto em termos materiais como humanos”. O objectivo é “transformar o Hospital Visconde de Salreu num hospital de referência a nível regional, independentemente do seu tamanho e estatuto no quadro do Serviço Nacional de Saúde”. O Conselho de Administração, constituído por Ana Paula Sousa, Olinto Ravara e Aldina Líbano, considera que “importa agora dotar a Urgência, Bloco Operatório e o Hospital de Dia das condições necessárias ao desenvolvimento da actividade assistencial nestes serviços essenciais à população”. A Urgência regista cerca de 40 mil episódios por ano. Dado o enorme afluxo, é necessário “equipar e modernizar este serviço assegurado por médicos do Centro de Saúde de Estarreja e do Hospital, no âmbito de um protocolo de cooperação existente”. Este é um investimento prioritário a implementar até ao final do ano, segundo as previsões da Administração, a par do Hospital de Dia e das Consultas Externas. O Bloco Operatório será rentabilizado com a admissão de mais um médico anestesista, cujo concurso está a decorrer. O apetrechamento da segunda sala de cirurgia e da sala de recobro, actualmente não utilizadas por falta do anestesista, é outra obra a levar a cabo. Em Janeiro do próximo ano, entrará em funcionamento o Hospital de Dia, “uma valência nova muito importante a lançar em Janeiro do próximo ano conjuntamente com a consulta da dor crónica”. As alas do internamento e as salas de tratamento também sofrerão melhorias. O volume de investimentos ainda necessários ronda os 250 mil euros. A Administração realça ainda a melhoria “significativa dos acessos ao Hospital e a iluminação da fachada do edifício”, levadas a cabo pela Câmara Municipal. A Autarquia tem tido um papel importante nas acessibilidades e no reforço das condições de segurança”, disse Olinto Ravara. A Autarquia irá ainda repavimentar a estrada circundante e elaborar um novo Plano de Circulação e Estacionamento nas imediações do Hospital.