ECO PARQUE EMPRESARIAL: EMPREITADA NA FASE FINAL

terça, 04 de outubro 2005

O Município de Estarreja está prestes a terminar a empreitada de construção de infra estruturas relativas às Fases I e II do Eco Parque Empresarial de Estarreja, abrangendo 103,35 ha, que teve início em 2002. Em curso estão já os processos que conduzirão a futuras fases. Este é um projecto alavanca para o desenvolvimento do Concelho e a “apetência dos investidores é um sinal de que faz todo o sentido este investimento”, considera o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. O novo espaço é significado da “criação de novas pequenas e médias empresas e mais emprego” colmatando uma lacuna de décadas e diversificando a base económica até agora limitada maioritariamente às grandes empresas. Por outro lado, um dos objectivos do Eco Parque é conciliar o Ambiente com a Indústria “melhorando a imagem ambiental do nosso Concelho”, aposta José Eduardo de Matos. O Eco Parque assume-se como uma área de localização empresarial com preocupações de crescimento económico, de protecção do ambiente e de desenvolvimento social da região, regendo-se por um código de conduta de prevenção da poluição, de cumprimento de requisitos legais ambientais e de melhoria contínua do desempenho das empresas. Até ao momento, o investimento municipal atinge os 6 milhões de euros, ou seja, mais de metade do orçamento global previsto, 11 milhões de euros, não havendo ainda respostas às candidaturas apresentadas pela Autarquia à comparticipação governamental e aos fundos comunitários. A intervenção engloba a construção de arruamentos (extensão de 8 mil metros), redes de abastecimento de água, saneamento, drenagem de águas pluviais, gás, eléctrica e de telecomunicações. A zona é ainda apetrechada com áreas de estacionamento, novas áreas verdes, ciclovias e corredor de Bombeiros. A Câmara Municipal assinou recentemente sete contratos promessa de compra e venda de lotes de terreno, que correspondem a uma área total de 37 mil m2, estando outras candidaturas para instalação de empresas em fase de análise. Em Novembro, começa a funcionar a primeira empresa do Eco Parque, a Plásticos Joluce Lda., que investiu cerca de 3,5 milhões de euros na construção de uma nova unidade fabril onde vai empregar 40 pessoas. A Joluce dedica-se à transformação de materiais plásticos, nomeadamente fabrico de mobiliário doméstico, de jardim e para esplanadas.