SEMANA SÉNIOR: "UM INCENTIVO PARA NÓS"

sexta, 07 de outubro 2005

12 dias a incentivar uma participação mais activa dos seniores na vida comunitária, nomeadamente em actividades culturais, desportivas e de lazer. A 2ª Semana Sénior organizada pela Câmara Municipal de Estarreja chega ao fim com a sua missão cumprida. Na última noite, o filme clássico português “O Grande Elias” provocou a boa disposição na sala do Cine Teatro de Estarreja. A Semana Sénior encerra esta sexta feira com a exibição de outro clássico, “A Menina da Rádio”, às 21H00. Actividades desportivas na Praça Francisco Barbosa e na Piscina Municipal de Estarreja, orientadas pela EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja, deram início à Semana Sénior contribuindo para um envelhecimento saudável. Os colóquios sobre saúde também contaram com a adesão dos maiores de 55 que ouviram as explicações de técnicos do Centro de Saúde de Estarreja e da EMDE sobre primeiros socorros, doenças cardiovasculares, stress, exercício e saúde. O rastreio de doenças cardiovasculares também foi muito concorrido. O contacto com a natureza esteve presente. Os grupos seniores de Cantanhede e Tomar respiraram ar puro no Percurso de Salreu do BIORIA, em virtude de um intercâmbio assumido com esses Municípios. A nível cultural, os seniores visitaram a exposição de pintura, costura, tapeçaria e carpintaria da CERCI de Estarreja e a exposição de pintura de Nuno Milenta, assistiram a um Encontro de Bandas Filarmónicas e à peça de teatro “A Maluquinha de Arroios”, do Grupo Amador de Teatro de Avanca e foram ao cinema. O passeio convívio na Aldeia de Santo Antão, na Batalha, reuniu cerca de 900 Idosos. E no Hotel Eurosol, quase duas centenas de seniores desfrutaram de um jantar e baile animado com música ao vivo. Domingos Pinho, 72 anos, de Veiros, vê no evento “um incentivo para nós”. Estes momentos de convívio ajudam a fugir à rotina e vêm colmatar uma lacuna na medida em que não havia actividades dirigidas a esta camada da população. A Semana Sénior procura combater a solidão, o desânimo e a falta de ocupação e serve como corolário das acções que vão sendo desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente o programa desportivo “+55”, desenvolvido pela EMDE. A diversidade de iniciativas da Semana Sénior permitiram alimentar o corpo e o espírito. A esposa de Domingos Pinho, Maria Dias, de 70 anos, faz a sua avaliação. “Gostei bastante de tudo. Participei no teatro, cinema e no baile onde dancei do princípio ao fim. Fomos nós que abrimos o baile”, lembrou ontem depois de ter assistido ao “Grande Elias”. Se não fosse assim, “a esta hora estávamos em casa e assim estamos aqui a divertir-nos”, disse. À procura de “convívio e de rir”, Maria Fátima Correia, 65 anos, Beduído, que irradia boa disposição, também participou em várias acções. “Fiz desporto, fui à piscina, ao passeio à Batalha, e ao cinema”. E a seu ver “foi bom, maravilhoso”.