NOVO LAR PARA UMA MÃE E DUAS CRIANÇAS

quinta, 10 de novembro 2005

Cristina Correia não conseguiu conter a emoção. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, entregou-lhe as chaves da sua nova casa na Urbanização da Teixugueira, no âmbito do concurso público para atribuição de fogos de habitação social, na modalidade de arrendamento. Cristina e os seus dois filhos de 3 e 6 anos têm um lar. O concurso realizado este ano atribuiu 11 fogos a famílias carenciadas. Devido a obras de beneficiação dos apartamentos, duas famílias tiveram que esperar mais algum tempo. Cristina estava ansiosa por este momento. Há dois anos a esta parte vive em casa da sua mãe e vem dividindo um quarto com o irmão e com os seus dois filhos. “É sempre bom ter um sítio nosso. Corresponde às nossas expectativas. As condições são diferentes, temos espaço e privacidade”, disse. Acredita que “o Natal vai ser melhor”. Esta família dá hoje “um salto na sua qualidade de vida e na sua felicidade”, considera o Presidente da Autarquia, satisfeito por “darmos uma resposta a estas famílias” e resolver os seus problemas habitacionais. Na Teixugueira, 48 fogos, pertencentes a 3 blocos, são da propriedade da Autarquia. Dois apartamentos estão reservados para realojamento temporário em situações de emergência. Relativamente ao concurso em causa, a Câmara irá proceder à entrega de um T4 assim que as obras terminem. Procurando melhorar as condições do bairro social da Teixugueira, a Autarquia tem desencadeado uma intervenção global a vários níveis: iluminação pública, pavimentação de arruamentos, equipamentos de lazer (com especial destaque para o Polidesportivo de Ar Livre e o Skate Park), recolha de resíduos sólidos urbanos e beneficiação dos edifícios, num esforço superior a 250.000 euros. As empreitadas de melhoramentos dos blocos habitacionais (reparação de telhados, caixas de escada, instalações eléctricas, pinturas e revestimentos, pavimentação interior de apartamentos, resolução de problemas pontuais de infiltrações, canalizações e carpintaria) têm um significado importante para as famílias.