2º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DO CÓNEGO FILIPE DE FIGUEIREDO

quarta, 16 de novembro 2005

A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo promove, com o apoio da Câmara Municipal, o 2º Aniversário do Falecimento do Cónego Filipe de Figueiredo. Este ano, a organização pretende revelar a faceta do trabalho desenvolvido pelo Padre Filipe na Pastoral dos Ciganos. A efeméride é celebrada com várias iniciativas a ter lugar nos dias 19, 26 e 27 de Novembro e 1 de Dezembro. PROGRAMA 19Nov 17H00 Cine Teatro Estarreja ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE VÁRIOS AUTORES NACIONAIS. Em resposta ao apelo do Cónego Filipe, vários pintores ofereceram telas com motivos da cultura cigana para apoio ao esforço da pastoral. 26Nov 11H00 Biblioteca Municipal APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DE BIOGRAFIA DO CÓNEGO FILIPE, pelo autor Olívio Amador, e APRESENTAÇÃO DO SITE DA FUNDAÇÃO CÓNEGO FILIPE DE FIGUEIREDO, por Armando Pinho 27Nov 11H30 CELEBRAÇÃO DE MISSA EM SÃO TIAGO FESTA POPULAR e descerramento de placa com anúncio do sonho do Cónego Filipe, a construção do Centro Social no Passal, perto da Igreja 15H00 INTERVENÇÃO DO PADRE ANTÓNIO FRAGOSO, Pároco de São Tiago, e presidente do Conselho de Fundadores e Beneméritos da Fundação Cónego Filipe 01Dez 16H00 Cine Teatro Estarreja CONCERTO DA ORQUESTRA DE CORDAS DA ESPROARTE Direcção do maestro e musicólogo Paco Suarez. Música, bailado e canções de origem Cigana. Cónego Filipe Figueiredo O Cónego Filipe nasceu na Freguesia de Beduído, Concelho de Estarreja, e foi, desde miúdo, para o Arquidiocese de Évora onde desenvolveu a sua vida sacerdotal, ao serviço dos mais carenciados, os idosos, os doentes, a infância e as minorias étnicas, como os ciganos. Filipe Figueiredo era também um homem de saber, licenciado em várias Universidades e era um homem de cultura. Editou em colaboração com a Câmara Municipal de Estarreja vários títulos sobre diversas personalidades do Concelho, seus contemporâneos Padre Donaciano, D. Francisco, a família Calado, a Professora Maria do Carmo. À data da sua partida, tinha em preparação uma Monografia sobre Estarreja. Era ainda e fundamentalmente um Homem da solidariedade e tinha o sonho de implantar em Estarreja um projecto de Solidariedade Social, que após a sua morte, a Instituição Canónica, Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, se propõe concretizar.