SÁBADO: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR A CERCIESTA

quinta, 24 de novembro 2005

Este sábado, dia 26 de Novembro, às 21H30, a Câmara Municipal promove um espectáculo de solidariedade no Cine Teatro com concertos do grupo “A Par d’ilhós Ensemble” e da Tuna de Santa Joana. Nesta primeira edição, os fundos angariados irão reverter a favor da CERCI de Estarreja. As entradas têm um preço de 5 euros. "É bonito lembrarem-se de beneficiar a instituição com as verbas que se possam vir a recolher", reage a Directora Técnica da instituição, Ana Maria Vaz, que apela à participação dos estarrejenses. "É difícil cativar as pessoas a colaborar", lamenta. Por vezes, "a nível nacional as pessoas são mais sensíveis às campanhas sociais". Ana Maria Vaz depara-se com um "esquecimento das realidades sociais difíceis que estão à porta de casa". Na sua opinião, porque "é difícil aceitá-las e conviver com elas". A CERCIESTA apoia 106 crianças e jovens portadores de deficiência mental ou com necessidades educativas especiais, oriundos, na sua maioria, de meios sócio-económicos desfavorecidos. Diariamente, na Escola de Educação Especial e no Centro de Actividades Ocupacionais, a instituição trabalha para “promover a dignificação da pessoa com deficiência mental, preparando-a para uma participação, o mais autónoma possível, nos vários contextos em que decorre a sua vida – a família, a escola e a comunidade”, diz a Directora Técnica, Ana Maria Vaz, ao enumerar os objectivos da instituição. A CERCIESTA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Estarreja foi constituída em 1979. A valência Escola de Educação Especial é vocacionada para alunos com necessidades educativas especiais com idade inferior a 16 anos. Aqui é desenvolvido um conjunto diversificado de áreas de intervenção sócio-educativa que conduza a uma maior qualidade de vida e realização pessoal. No Centro de Actividade Ocupacionais, criado em 1997, jovens e adultos portadores de deficiências profundas e graves aprendem a desenvolver actividades socialmente úteis uma vez que o grau de deficiência não permite o encaminhamento para outras vias de integração sócio-profissional. Tecelagem, costura, jardinagem, culinária e tratamento de roupas são as áreas de intervenção ocupacional. Por outro lado, são desenvolvidas actividades ocupacionais num contexto real de trabalho. Neste momento estão em curso estágios no Centro de Saúde, na Santa Casa da Misericórdia, na Associação Humanitária de Salreu e na Pastelaria Flor do Antuã. A articulação com a comunidade é “permanente, através de acções de informação e sensibilização, tendo em vista o desenvolvimento de atitudes de aceitação e solidariedade em relação ao cidadão portador de deficiência”, adianta Ana Maria Vaz. Através dos programas “Recriar” e “Escola Aberta”, a CERCI articula com as escolas do ensino regular a integração de crianças e jovens com necessidades educativas especiais que frequentam o 1º e 2º ciclos do ensino básico. O “Recriar” é um projecto de ocupação de tempos livres frequentado por 20 crianças. E 21 jovens frequentam na CERCI actividades de carácter vocacional nas oficinas de carpintaria, tecelagem, costura e pintura em azulejo no âmbito do “Escola Aberta”.