POPULAÇÕES BENEFICIAM DE ACESSOS MAIS CONDIGNOS

segunda, 28 de novembro 2005

O suplício dos moradores da Rua dos Barreiros, Beduído, (foto) está a chegar ao fim. Pavimento em mau estado e passagens apertadas torturaram, durante anos, quem lá passava. Em alguns pontos, o arruamento era tão estreito que só um carro passava e com dificuldade. A Câmara encetou uma série de demolições de edificações antigas que permitiram o alargamento da via para 6,5 metros. Apesar de causarem algum transtorno, as obras são um benefício para quem lá vive. Maria das Dores Silva (foto) diz que “é uma melhoria importante porque passa aqui bastante gente e carros”. A moradora lembra que a “rua era muito estreita. Não podia passar um camião que não cabia”. Este é um retrato às melhorias que a Câmara Municipal continua a levar a cabo na rede viária municipal. A acção da autarquia estende-se a todo o Concelho, desde as zonas centrais às mais periféricas, criando acessos de qualidade. Estão em curso um conjunto de obras nas Freguesias. Na Póvoa de Baixo, os moradores da Travessa do Bairro de São Filipe vão deixar de viver num beco sem saída. A Câmara está a proceder ao seu prolongamento, estabelecendo a ligação à Rua Nunes Teixeira. As crateras e os buracos abandonaram a Rua Eça de Queiroz que recebeu obras de pavimentação. Foi adjudicado o alargamento da Rua de São Joaquim. Em Pardilhó, está a ser melhorado o acesso à Ribeira da Aldeia, a Rua Joaquim Maria Resende, que será apetrechada com ciclovia. Terminadas estão as pavimentações na Rua Nova e nas Travessas da Rua Nova, dos Gavízos e da Formiga. Em Avanca, o centro cívico vai ficar modernizado com o arranjo envolvente em curso na Quinta do Gama. O alargamento da Rua Tenente Coronel Vaz Monteiro está em execução. E a Rua da Escola, Água Levada, vai sofrer obras. Em Salreu, encontra-se em fase de conclusão o alargamento da Rua Padre António Tavares. A Avenida do Hospital (foto) sofreu uma remodelação e foi apetrechada com novos passeios e estruturas de drenagem de águas pluviais. Na Rua Adou de Cima prosseguem as obras de alargamento e de criação de novos passeios. As Freguesias de Canelas e Fermelã dispõem de mais uma conexão. A Câmara executou a ligação da Rua Espinhal Sul, Canelas, à Rua da Fontinha, Fermelã. Fermelã é contemplada com uma nova artéria que ligará a Rua Terra do Monte à Rua Nova da Terra do Monte facilitando a vida das crianças que se deslocam para a Escola do 1º Ciclo. Em Veiros, a empreitada do alargamento da Rua da Malhada está em fase de conclusão.