REMODELAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM AVANCA E PARDILHÓ

segunda, 12 de dezembro 2005

Tiveram início, este mês, os trabalhos de remodelação da rede de iluminação pública das freguesias de Avanca e Pardilhó. A intervenção da Câmara Municipal de Estarreja é apoiada no âmbito da Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energético e Racionalização de Consumos (MAPE) do POE – Programa Operacional da Economia. Os projectos de Utilização Racional de Energia – Remodelação do Sistema de Iluminação Pública em Avanca e Pardilhó implicam um investimento total de 236 mil euros. O incentivo financeiro concedido corresponde a 50% deste valor. A intervenção prevê o fornecimento e montagem de luminárias e respectivos suportes. Serão abrangidos 774 pontos de luz beneficiando-se 66 ruas nas duas freguesias, proporcionando aos Munícipes um serviço de maior qualidade e segurança. O objectivo é melhorar significativamente os níveis de iluminação das áreas envolvidas, através da alteração de fontes de luz (abandono da utilização de lâmpadas de vapor de mercúrio e substituição por lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão que têm o dobro do tempo de vida). A utilização da tecnologia actual, em termos de aparelhos de iluminação, permitirá melhorar significativamente os níveis de iluminação, reduzindo os consumos de energia eléctrica e os custos de manutenção. Esta mudança resultará numa considerável poupança energética. A Autarquia aposta no reforço da qualidade da iluminação pública, melhorando a segurança e comodidade da circulação. Também em Salreu se procedeu à melhoria da iluminação pública com a colocação de 300 pontos de luz. Iniciados no Verão, os trabalhos estão em fase de conclusão. Zonas onde não havia iluminação, como a Rua da Ucha, parte da Rua da Boavista ou a Rua Arrota Nova, foram beneficiadas. “O resultado final é positivo. A visibilidade durante a noite é maior e os moradores estão contentes”, avalia o presidente da Junta de Freguesia de Salreu, Joaquim Henriques. As freguesias de Veiros, Canelas e Fermelã foram este ano contempladas com a substituição de 400 lâmpadas. FOTO: Rua Padre Bailas, Avanca, é uma das 66 ruas abrangidas.