APETRECHAMENTO INFORMÁTICO 1º CICLO: 60 SALAS DE AULA CONTEMPLADAS

quinta, 15 de dezembro 2005

Objectivo cumprido. A Câmara Municipal de Estarreja equipou todas as salas de aula do 1º Ciclo do Concelho com computador, impressora, internet e conteúdos multimédia. No total, foram abrangidas 60 salas das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o Vereador da Educação, João Alegria, estiveram na Escola da Póvoa, um dos 18 estabelecimentos de ensino contemplados, dando por concluídos os trabalhos de instalação dos novos equipamentos. Na turma do 2º ano e sem tirar os olhos do ecrã, Pedro diz que utiliza “o computador na escola e gosto”. Nos dias de hoje, “estas são condições básicas de trabalho”, afirma a coordenadora da escola, Emília Guiomar, salientando a importância da medida. “Eles utilizam o computador com regularidade e mostram grande empenho e entusiasmo. Até dominam melhor do que eu”, acrescenta. Esta medida vem “elevar as competências do alunos proporcionado condições de aprendizagem, integrando as TIC no processo educativo e trazendo as crianças para as novas tecnologias, de acordo com as novas exigências”, referiu o Vereador da Educação, João Alegria. A seu ver, esta “é uma aposta conseguida e que está a ser bem rentabilizada”. A Autarquia dotou as escolas da respectiva ligação à rede local e Internet e vai ainda instalar em todos os estabelecimentos de ensino redes internas, possibilitando que todos os computadores existentes na Escola estejam em rede e tenham acesso à Internet. O responsável pela pasta da educação anunciou que a Câmara pretende ainda levar as novas tecnologias ao Ensino Pré-escolar atingindo-se um universo total de 1800 crianças. A autarquia vai preparar uma segunda candidatura ao PRODEP III com vista ao apetrechamento informático de 16 jardins-de-infância. Com este passo, a Câmara abre as portas da sociedade de informação a todos os alunos, incluindo os que são provenientes de famílias desfavorecidas e as crianças com necessidades educativas especiais. Em Veiros, a coordenadora da Escola das Cabeças dá conta dessa evolução nos alunos com maiores dificuldades. “Há miúdos com dificuldades de aprendizagem, que motivados pelo computador, conseguiram superar”, diz emocionada. PRODEP III – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO PARA PORTUGAL MEDIDA 9 – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) APETRECHAMENTO INFORMÁTICO DAS ESCOLAS DO 1º CICLO DO CONCELHO DE ESTARREJA E LIGAÇÃO À INTERNET E INTRANETS 60 computadores e 60 impressoras multifunções em cada sala de aula Investimento: 66.000 Euros Comparticipação comunitária FEDER: 45.000 Euros Comparticipação Município de Estarreja: 21.000 Euros CONTEÚDOS MULTIMÉDIA EDUCATIVOS NAS ESCOLAS DO 1º CICLO DO CONCELHO DE ESTARREJA Aquisição de um pacote de nove títulos multimédia educativos (CD-ROM´s), num total de 60 conjuntos de nove títulos. Investimento: 11.245,98 Euros Comparticipação comunitária FEDER: 8.434,48 Euros Comparticipação Município de Estarreja: 2.811,50 Euros Áreas temáticas: Língua portuguesa, matemática, ciências da terra e da vida e tecnologia.