"CASA MELHOR" PARA 19 FAMÍLIAS

terça, 20 de dezembro 2005

É possível viver melhor. Que o digam as famílias que recebem a ajuda do “Casa Melhor” – Programa de Apoio à Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. Para quem atravessa dificuldades económicas, as melhorias ganham um valor inestimável com reflexos no ambiente familiar. E o lar passa a ser verdadeiramente o esteio da família. “A minha família está feliz, principalmente os meus filhos”. Palavras emocionadas de Maria Monteiro, 46 anos, que vive há 20 anos numa casa sem condições. “Nestes dias de chuva tenho medo, a casa está a cair”. O “Casa Melhor” permitiu acelerar a mudança para uma nova habitação em Salreu, que estava por concluir. “Se não fosse o apoio da Câmara, não dava”, testemunha. A chuva que entra dentro de casa, a inexistente casa de banho, um tecto que ameaça ruína, a falta de janelas ou de portas, entre um rol de outros problemas graves, deixam de ser origem de preocupações com a intervenção do “Casa Melhor”. Agora, “estou no meu quarto sossegada”, testemunha Maria de Lurdes Silva, de Salreu, (FOTO) depois dos trabalhos de beneficiação. “Não sei como é que o tecto não caiu em cima de mim”, exclama tal era a degradação da cobertura. Nem quando estava deitada tinha descanso. “Chovia na cama”, lembra. Com a substituição do telhado, a casa “está segura como nunca esteve”. Em Veiros, Maria da Fonseca, 75 anos, não teria possibilidade de realizar as melhorias em sua casa. “Com o pouco que recebo, mesmo para comer é o que se pode”, exclama. “Sem o apoio não conseguia fazer as obras e a casa estava a necessitar. Agora estou melhor e mais confortável”, diz a pensionista depois de terminados os trabalhos interiores (pinturas, substituição de portas, do chão e da instalação eléctrica). Em 2005, a Câmara aprovou 19 processos, relativos a duas fases de candidatura em Abril e em Setembro, sendo a dotação global de 60 mil €. Em 2006, um novo período de candidaturas decorre no mês de Abril.